Política

Nada decidido para o Senado

Imagem Nada decidido para o Senado
César, Lídice e Pinheiro brigam por duas vagas. Aleluia caiu bastante  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 18/09/2010, às 08h36   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp


Nova pesquisa do Instituto Datafolha mostra poucas mudanças nos índices de intenção de votos para o Senado na Bahia. Os três primeiro colocados na preferência dos entrevistados permanecem em empate técnico. César Borges (PR) caiu de 31% para 29%, Lídice da Mata (PSB) manteve o desempenho com 28% e Walter Pinheiro (PT) encostou na ex-prefeita ficando com 27%, na anterior ele contava com 26%.

Entre os outros postulantes à Casa Alta de Brasília, José Carlos Aleluia (DEM), que nas últimas semanas protagonizou várias polêmicas, endurecendo o discurso e partindo para troca de acusações com outros candidatos, foi o que viu o seu desempenho cair mais, ele chegou a ter 11%, e agora ficou com 7%.

A queda de Aleluia pode estar ligada a um fator que os especialistas davam como determinante para este pleito. Eles diziam, desde o inicio da corrida eleitoral, que a agressividade e a troca de ofensas não seriam bem recebidas pelo eleitorado.

José Ronaldo (DEM), companheiro de chapa de Aleluia, aparece em quarto com 11%, o ex-prefeito de Feira de Santana tinha 10% no último levantamento. Já o vice-prefeito de Salvador, Edvaldo Brito (PTB) manteve os 9% anteriores. Brito vem se manifestando contra as pesquisas eleitorais há bastante tempo, para ele, não é possível que uma parcela tão pequena da população sirva como parâmetro para ilustrar um cenário eleitoral.

O quantitativo de indecisos ainda é significativo. A menos de 20 dias das eleições 34% dos entrevistados na Bahia ainda não decidiram um dos votos para o Senado, e 24% não sabem quem serão nenhum dos dois candidatos que vão representá-lo no Congresso Nacional. 15% afirmaram que vão votar em branco para uma das vagas.

Se considerados apenas os votos válidos, Borges tem 25%, Lídice, 24%, Walter Pinheiro, 23%, José Ronaldo, 9%, Brito, 7%, e Aleluia, 6%.

O Instituto ouviu 1.100 eleitores em 43 municípios da Bahia.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp