Política

Semana de Educação para o Transito é lançada na Câmara

Imagem Semana de Educação para o Transito é lançada na Câmara
Marta Rodrigues cobrou políticas públicas para conscientização popular  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 16/08/2012, às 15h37   Marivaldo Filho (Twitter: @marivaldofilho)


FacebookTwitterWhatsApp

O lançamento da Semana Municipal de Educação para o Trânsito em Salvador, comemorada entre 18 e 25 de agosto, foi festejado em sessão especial na manhã desta quinta-feira (16), no Plenário Cosme de Farias da Câmara Municipal de Salvador. A vereadora Marta Rodrigues (PT), autora do projeto que deu origem à Lei 8.236/2012 instituindo a Semana de Educação para o Trânsito, destacou a necessidade de investimento dos poderes públicos em educação para que sejam minimizados os acidentes de trânsito na cidade.

A vereadora também lembrou a interação com representantes de movimentos que lutam pela paz no trânsito na Itália, o que reforçou a justificativa do projeto de lei da Semana de Educação para o Trânsito.

“Em 2011, tivemos a oportunidade de discutir e elaborar juntos essa proposta. Acredito que só multar não resolve o problema. É necessário um trabalho em prol da educação desde a infância para que sejam evitadas mortes de trânsito em todo o Brasil”, declarou Marta Rodrigues, que lamentou a ausência de representantes da Transalvador e da Secretaria Municipal de Educação no debate.

O engenheiro Stefano Guarnieri, presidente da associação italiana Lorenzo Guarnieri, comentou o problema da violência do trânsito em todo o mundo. “As causas são bem conhecidas: são os comportamentos que matam. Embora as estatísticas variem de país para país, grande parte dos acidentes é causada por imprudência dos condutores”, afirmou.

Há dois anos, a família Guarnieri perdeu o filho Lorenzo, de 17 anos, em um acidente de trânsito. Ele foi vítima de um homem que dirigia uma moto sob o efeito de álcool e drogas, conforme relatou Stefano.

Uma rigorosa e justa punição aos condutores de veículos que causarem acidentes por imprudência foi defendida pelo professor italiano Mauro Barsi, presidente do Projeto Ágata Smeralda. “Infelizmente, os tempos da política também no nosso país são o que são e mesmo estas questões relevantes não são tratadas da forma que a situação exigiria”, criticou.

Com a forte presença de crianças no Plenário Cosme de Farias, o grupo Motumbaxê Erê se apresentou durante e após a sessão especial.

Sessão na Assembleia

A Assembleia Legislativa da Bahia, em parceria com a Câmara Municipal de Salvador, também realizará uma sessão com o objetivo de conscientizar sobre a importância da educação no trânsito. A sessão especial será promovida nesta sexta-feira (17), por iniciativa da deputada estadual Maria Del Carmem (PT). “Ou a gente trabalha para fazer da educação no trânsito uma prioridade ou sofreremos com mais desastres de trânsito em todo o nosso país”, disse Maria Del Carmen.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp