Política

Secopa e Secult participam de reunião com o Ministério da Cultura em Brasília

Publicado em 18/01/2013, às 14h23   Redação Bocão News (@bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

A Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 (Secopa) e a Secretaria de Cultura da Bahia (Secult) participaram ontem (17/01), em Brasília, de reunião com a Ministra da Cultura, Marta Suplicy e a Secretária Executiva do MinC, Jeanine Pires.  

No encontro, estiveram presentes secretários de cultura estaduais e municipais e coordenadores dos Grupos de Trabalho das 12 sedes da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™. A Bahia esteve representada pelo Coordenador de Relações Internacionais e Esportivas da Secopa e também membro da Câmara Temática de Cultura, Marco Costa e pelo Assessor de Projetos Especiais da Secult, Antônio Diamantino.

Com a preocupação de transformar a cultura brasileira em diferencial durante os megaeventos esportivos, que serão realizados no Brasil, o Ministério da Cultura apresentou o Plano Estratégico de Atuação para a Copa das Confederações 2013 e o Mundial de 2014.

Foram abordadas as ações programadas para o ano de 2013 e os editais de conteúdo para 2014, visando a formulação de agendas culturais para as cidades. A programação será dividida em quatro pilares: Brasil Audiovisual, Brasil Criativo, Brasil Diverso e Brasil das Artes. A intenção é que a cultura brasileira seja valorizada e que a identidade nacional seja fortalecida.

A programação cultural nas 12 sedes acontecerá em espaços em parceria com a FIFA, nas “FIFA Fan Fests”, espaços oficiais de transmissão de jogos que ficarão próximos aos principais pontos turísticos das localidades. Praças públicas e parques também serão aproveitados em atrações nas diversas linguagens culturais mobilizadas a partir da internet, atividade conhecida como Flash Mob, além de equipamentos culturais já existentes que servirão de palco para uma programação mais ampla. A circulação da produção brasileira pelas cinco regiões do país é outro ponto a ser trabalhado na agenda de Cultura para a Copa.

No próximo mês, acontecerão visitas às sedes para saber quais projetos estão sendo elaborados e de que maneira o MinC pode apoiá-los para a inserção na programação cultural da Copa. O legado cultural também é um dos princípios norteadores das ações realizados em parceria com o MinC por meio da revitalização de equipamentos e do Legado Museal que irá qualificar os museus para receber o turista nacional e estrangeiro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp