Política

Lula vem a Salvador dia 29

Imagem Lula vem a Salvador dia 29
Presidente participará da inauguração da primeira etapa da Via Expressa  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 23/09/2010, às 00h13   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Depois da passagem relâmpago da candidata do PT ao Palácio do Planalto, Dilma Rousseff, por Salvador, nesta terça-feira (22), onde gravou participação no programa eleitoral do governador Jaques Wagner, candidato à reeleição pelo PT, na próxima semana será a vez do presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcar na capital baiana.

Lula estará em Salvador no dia 29, quarta-feira, para participar da inauguração da primeira fase da obra de implantação da Via Expressa Baía de Todos os Santos, anunciada pelo governo baiano como a maior intervenção viária na capital nos últimos 30 anos.

A  exemplo do que aconteceu com a vinda de Dilma, a visita do presidente está sendo tratada de forma reservada. Na semana passada, o Bocão News adiantou a  informação.

Num investimento superior a R$ 380 milhões, a Via Expressa ligará a BR-324 ao Porto de Salvador. Terá dez faixas de tráfego com 4,3 mil metros de extensão, sendo seis para o tráfego urbano e quatro para veículos de carga, três túneis, 14 elevados, 23,2 mil metros de pistas de rolamento, quatro passarelas, ciclovia com 3,2 mil m metros e 35,5 mil metros de passeios.

Resultado de parceria entre os governos Federal e Estadual, a obra deverá ser concluída em 2011. Além de ligar a BR ao Porto de Salvador, ampliando a capacidade e facilitando o escoamento do porto, que hoje suporta 250 mil contêineres por ano, a Via Expressa será responsável também por desafogar o trânsito em áreas críticas da capital baiana, a exemplo da Rótula do Abacaxi, Avenidas Bonocô e San Martin, Largo dos Dois Leões, Ladeira do Cabula, Estrada da Rainha, Baixa de Quintas, a zona comercial da Cidade Baixa, e Iguatemi.

Em julho, o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, inaugurou uma parte do conjunto de viadutos liberando a via para o tráfego. Além de melhorar a fluidez de uma das regiões de trânsito mais conturbado da cidade, reduzindo os congestionamentos registrados na área da Rótula do Abacaxi, Baixa de Quintas e Acesso Norte, a abertura da via facilita o próprio andamento da obra.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp