Política

Roriz renuncia e lança mulher

Publicado em 24/09/2010, às 13h30   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Diante da possibilidade de ter o registro cassado com base na Lei da Ficha Limpa, e a nove dias das eleições, o ex-governador do Distrito Federal (DF), Joaquim Roriz (PSC), decidiu não correr risco e retirou sua candidatura. Em seu lugar, Roriz lança para a disputa pelo governo do DF sua mulher, Weslian, também filiada ao PSC.

A informação está no site de Liliane Roriz, filha do casal e candidata a deputada distrital. Conforme o site, "depois de passar a manhã em reunião, o ex-governador Joaquim Roriz decide lançar a esposa Weslian Roriz como candidata a governadora do Distrito Federal". escreveu a filha de Roriz.

Ex-senador, Roriz é o candidato com a segunda melhor posição nas pesquisas de intenção de voto. Em 2007, então senador, renunciou ao mandado para não correr o risco de ser cassado e perder os direitos políticos por oito anos após ter o nome envolvido em irregularidades.

Enquadrado na Lei Complementar 135 – a Ficha Limpa -, Roriz teve sua candidatura barrada pelo Tribunal Eleitoral (TRE) do Distrito Federal e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Recorreu da decisão ao Supremo Tribunal Federal (STF) sob o argumento de que a Lei da Ficha Limpa seria inconstitucional e não poderia ser aplicada nestas eleições e não poderia retroagir para tirá-lo da disputa.

Empatada, a decisão do STF foi adiada e não há prazo para definição. Diante do quadro de instabilidade jurídica, o ex-governador resolveu não arriscar e lançou o nome da mulher para a disputa.

A foto na urna, entretanto, continuará sendo a de Joaquim Roriz, uma vez que o prazo para troca já expirou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp