Política

A suspeita nas pesquisas

Publicado em 26/09/2010, às 10h01   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Na coluna Tempo Presente, do A Tarde deste domingo (26), o jornalista Levi Vasconcelos lembra três momentos históricos para destacar a falta de precisão das pesquisas de intenções de votos.

"Se tem alguém na Bahia com razões de sobra, e por motivos sobejamente conhecidos, para suspeitar de pesquisas, é Jaques Wagner. Como em 2006 na Bahia, os erros monumentais dos institutos produzem vasta literatura e não é de agora e não só aqui. Já em 1986, nos EUA, todos previram a vitória de Richard Nixon sobre John Kennedy e dançaram. E no Brasil, o caso mais emblemático é o da disputa pela Prefeitura de São Paulo em 1988, entre Paulo Maluf e Luiza Erundina, quando eles erraram até a pesquisa de boca de urna (não detectaram a vitória de Erundina). Um erro técnico crasso, já que o único ganho dos institutos foi a perda de credibilidade".

Em seguida, Levi faz um importante questionamento que está ligado a possível manipulação de números por institutos de pesquisas. "Se o erro faz parte, a questão é: erro técnico ou má fé?".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp