Política

Partido de Chaves vence eleições

Publicado em 27/09/2010, às 07h33   Patrícia Costa


FacebookTwitterWhatsApp

A popularidade do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, e de seu projeto de revolução foram testadas nas urnas neste domingo, 26, quando quase 18 milhões de pessoas foram às urnas escolher os 165 deputados que formarão a nova Assembleia Nacional.
O partido governista Partido Socialista Unido de Venezuela (PSUV) venceu, mas não obteve a maioria absoluta dos assentos parlamentares. Estava em jogo 165 cadeiras e de acordo com o Conselho Nacional Eleitoral, o partido do presidente venezuelano conquistou ao menos 90, no entanto, a oposição retirou ao chefe de estado a hegemonia de dois terços na Assembleia, segundo dados oficiais.
O governo buscava manter a maioria absoluta na Casa, de pelo menos dois terços das cadeiras do Parlamento, para poder avançar com as reformas do projeto da revolução bolivariana, sem ter de negociar com a oposição, que não possuía representação no Parlamento venezuelano desde 2005.

Em sua conta no Twitter, Chávez comemorou o resultado das eleições. "Bom, meus queridos compatriotas, foi uma grande jornada e obtivemos uma sólida vitória, suficiente para continuar aprofundando o Socialismo Bolivariano e Democrático. Devemos continuar fortalecendo a Revolução!! Uma nova vitória do povo. Felicito a todos", expressou o presidente.


A Nova assembleia toma posse no dia 5 de janeiro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp