Política

Leilão de Libra foi um sucesso e “queimou línguas”, diz Wagner

Imagem Leilão de Libra foi um sucesso e “queimou línguas”, diz Wagner
Governador falou sobre o tema na abertura da Feira do Empreendedor  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 23/10/2013, às 07h36   Lucas Esteves (Twitter: @lucasesteves)


FacebookTwitterWhatsApp


O governador Jaques Wagner avaliou no início da noite o leilão do Campo de Libra do Pré-Sal, ocorrido nesta segunda-feira (21). A concessão das primeiras áreas do petróleo a águas ultraprofundas foi cercado de muita polêmica e críticas, mas para o petista, o pleito foi “um sucesso” e muitos que torceram contra “queimaram a língua”.
Wagner ironizou dizendo que muitas acreditaram que se tratava apenas de um acerto entre estatais de petróleo – no caso da chinesa China National Corporation (CNPC) e China National Offshore Oil Corporation (CNOOC) -, mas que o acerto entre a Petrobras, as orientais e a Shell orientou o investimento ao mercado. “Isto provou que a posição do governo estava certa”.
“Nós tivemos a petrobras participando com 40%, portanto é muito significativo, e eu acho que, tanto assim, o mercado, que é um dos juízes, colocou logo as ações da Petrobras valorizadas. (mas) Sempre tem engenheiro de obra pronta. ‘Se fizesse assim poderia ter arrecadado mais’”, analisou.
Para o petista, há também de se considerar que o caráter financeiro do leilão – cerca de R$ 15 bilhões – e a necessidade de investimento na área tornam a licitação especial. “Não adianta pensar que ia entrar um volume muito grande de gente. Depois, mesmo no ramo do petróleo, tem vários tipos de investidores. Tem, petrolíferas que trabalham unicamente com a exploração do desconhecido”, justificou.
Wagner classificou o sucesso do leilão como uma boa notícia para saúde e educação, que ganharão as maiores fatias dos lucros da Petrobras com o Pré-Sal. Além disto, ele classificou ainda que haverá novos investimentos no Brasil puxados pela exploração que terão possibilidade de ampliar o desenvolvimento do país. 

Nota originalmente postada às 18h do dia 22

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp