Política

PED: Ernesto diz que PT aposta no “quanto menos, melhor”

Imagem PED: Ernesto diz que PT aposta no “quanto menos, melhor”
Candidato luta contra o favoritismo de Everaldo Anunciação em eleição esta semana  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 04/11/2013, às 15h18   Lucas Esteves (Twitter: @lucasesteves)


FacebookTwitterWhatsApp

Ernesto Marques, candidato a presidente do PT da Bahia, deu uma declaração forte em seu Facebook no último final de semana. O jornalista luta contra o favoritismo amplo do adversário Everaldo Anunciação para as eleições internas que acontecerão neste domingo (10) e diz que, para manter esta tendência, a atual direção petista baiana tenta enfraquecer o partido.
Por conta deste enfraquecimento, o debate interno – sempre considerado o ponto forte do PT como partido em todo o Brasil – está sendo dilapidado pela direção de Jonas Paulo e os interessados em fazer o sucessor. “A lógica que presidiu a ideia do ‘chapão’ segue um raciocínio equivocado segundo o qual, quanto menos reflexão, melhor. Quanto menos Política, melhor. Quanto menos debate, melhor. Quanto menos Partido, melhor. Melhor para quem? Melhor para o que?”, escreveu Marques.
Para sustentar seus argumentos, o candidato exibe dados matemáticos e faz as contas que revelariam a contradição. Ao mesmo tempo em que a Bahia é o quarto maior colégio eleitoral do país e o quarto em número de petistas filiados, é apenas o sétimo no Brasil em aptos a votar no Processo de Eleição Direta (PED). Para o jornalista, 93 mil filiados não estarem todos aptos a voto significa desorganização voluntária do partido para direcionar o pleito.
Caso Anunciação vença, isto seria uma prova, segundo Marques, de que a situação petista já tinha planos fixos a partir do número e identidade dos aptos a voto. “Vencer o candidato da situação que autoproclama sua vitória desde o dia seguinte à contagem dos boletos de pagamento da contribuição partidária que dá acesso às urnas, será a maior e mais autêntica Vitória de Pirro de toda a história da política baiana”, atacou.
As declarações polêmicas de Ernesto Marques prometem esquentar o clima do debate entre os candidatos que será promovido no início da noite desta segunda-feira (4) na Faculdade Visconde de Cairu. No local, os postulantes à presidência confrontarão suas propostas para o partido e falarão do atual momento do PT na Bahia e no Brasil.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp