Política

Luiz Alberto reafirma dificuldade de um negro ocupar vaga no Legislativo

Divulgação
Deputado federal é autor da PEC que cria cota para parlamentares negros  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 11/11/2013, às 10h33   Cíntia Kelly (Twitter: @cintiakelly_)


FacebookTwitterWhatsApp

Como previsto, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) cria cotas para parlamentares negros nas Assembleias Legislativas, na Câmara Distrital e na Câmara Federal de autoria do deputado federal Luiz Alberto (PT) vai mesmo enfrentar resistência para ser aprovada.

Em entrevista, nesta segunda-feira (11), o jornalista Levi Vasconcelos questionou a necessidade de ter cota para parlamentar. Luiz Alberto lembrou que a probabilidade de um negro, em relação ao branco, chegar ao parlamento é menor, sobretudo por questões econômicas. Os negros também sofrem com a desigualdade financeira, lembrou Luiz Alberto.

O deputado defendeu ainda o financiamento público de campanha, dentro da tão esperada  reforma política. “Nenhum empresário vai financiar a campanha de um candidato pobre, sem ter construído relações ao longo do tempo. Precisamos debater enquanto isso não acontece”.  

Sobre o episodio envolvendo o sociólogo Demétrio Magnoli e estudantes durante a Feira Literária Internacional de Cachoeira (Flica), no mês passado, Luiz Alberto afirmou que os ‘meninos’ deveriam derrotá-lo no debate, sem a animosidade. “O Demétrio nos acusa de querer criar um país binacional, diz que não existe isso de raça. Ele é provocador nato, gosta de falar sozinho, sem aceitar as interferências”.

Luiz Alberto também falou sobre a eleição de 2014. Reafirmou seu apoio ao nome do secretário de Planejamento, José Sérgio Gabrielli, como o candidato do PT ao governo do Estado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags