Política

Morre no Rio o escritor baiano João Ubaldo Ribeiro

O Globo
Imortal da Academia Brasileira de Letras foi vítima de embolia pulmonar   |   Bnews - Divulgação O Globo

Publicado em 18/07/2014, às 07h26   Redação Bocão News (Twitter: bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Morreu de madrugada desta sexta-feira (18), em casa, no Leblon, Zona Sul do Rio, o escritor e acadêmico João Ubaldo Ribeiro, de 73 anos. Ele teve uma embolia pulmonar.


João Ubaldo Ribeiro ganhou em 2008 o Prêmio Camões, o mais importante da literatura em língua portuguesa. Ele é autor de livros como “Sargento Getúlio”, “O sorriso dos lagartos”, “A casa dos budas ditosos” e “Viva o povo brasileiro”. Também ganhou dois prêmios Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, em 1972 e 1984, respectivamente para o Melhor Autor e Melhor Romance do Ano, por ‘Sargento Getúlio’ e ‘Viva o povo brasileiro". O escritor era o 7º ocupante da cadeira número 34 da Academia Brasileira de Letras (ABL). Ele foi eleito em 7 de outubro de 1993, na sucessão de Carlos Castello Branco.


Nascido em Itaparica (BA), Ribeiro viveu até os 11 anos com a família em Sergipe, onde o pai era professor e político. Passou um ano em Lisboa e um ano no Rio para, em seguida permanecer em Itaparica, onde viveu aproximadamente sete anos.


Foi professor da Escola de Administração e da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal da Bahia e professor da Escola de Administração da Universidade Católica de Salvador. Como jornalista, foi repórter, redator, chefe de reportagem e colunista do ‘Jornal da Bahia’ e colunista, editorialista e editor-chefe da ‘Tribuna da Bahia’. 


João Ubaldo também se formou em bacharel em Direito em 1962 pela Universidade Federal da Bahia, mas nunca chegou a advogar. Entre 1990 e 1991, o escritor morou em Berlim, a convite do Instituto Alemão de Intercâmbio (DAAD – Deutscher Akademischer Austauschdienst). Com informações do Globo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp