Política

'Lua de fel' entre Ademar Delgado e Luiz Caetano

Divulgação
Há previsão de que o prefeito de Camaçari demita secretários ligados a seu padrinho político  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 03/11/2014, às 21h51   Cíntia Kelly (Twitter: @cintiakelly_)


FacebookTwitterWhatsApp


A relação entre Ademar Delgado e Luiz Caetano, prefeito e ex-prefeito de Camaçari, respectivamente, não é nada boa. Ao contrário do que se pensava em 2012, quando o nome dele foi lançado à sucessão, se acreditava que Ademar seria facilmente manipulado por Caetano. Ledo engano.

Quase dois anos depois de ter assumido a prefeitura de Camaçari o que se vê é Delgado indo na direção oposto ao que deseja Caetano e seu grupo. Prestes a fazer uma reforma administrativa, com mudanças no primeiro e segundo escalão, há possibilidade de Delgado degolar 14 secretários ligados a Caetano.

Uma das cabeças que estariam na guilhotina, segundo informações chegadas ao Bocão News, é de Camilo Pinto, que foi secretário de saúde na era Caetano e assumiu a pasta da Fazenda no atual mandato.

As críticas à atual administração não saem apenas da boca de Caetano e Luiza Maia. A oposição também não mede esforço para descreditar a gestão de Delgado. Só para lembrar, ele nunca havia participado antes de cargos eletivos. Auditor fiscal aposentado, sempre foi um quadro técnico.

Talvez daí surja a sua dificuldade em lidar com a população. Seu antecessor abria a casa e numa manhã qualquer recebia dezenas de pessoas numa café com mesa farta. Lá, no seu sitio em Arembepe, elas falavam suas demandas, queixas, pontuavam o que achavam da administração. Ademar nada em direção contrário.

PERDA ELEITORAL - Nas eleições ao governo do Estado, há setores do PT que questionam a atuação e delgado na campanha de Rui Costa ao governo do Estado. Apesar de não ter sido por uma grande margem, Paulo Souto, do DEM, venceu Rui em Camaçari, cidade em que o PT está no terceiro mandato consecutivo. Souto teve 45% dos votos contra 41% de Rui.

Mas não é só isso. Aliados de Caetano também acusam Delgado de não ter entrado de corpo e alma na campanha dele para deputado federal e nem na da deputada estadual Luiza Maia, que disputou a reeleição. Da queixa, Ademar se defende. “Acham que se eu pedir o empresariado vai apoiar, mas não é assim”, disse ao Bocão News. 

Para a deputada Luiza Maia, não haverá grande cortes no secretariado. Ele afirma que Ademar tem consciência de que a administração não vai bem e que deve mudar ‘uma ou outra’ peça. “Nós vamos sentar e conversar para aparar as arestas”, assinalou Luiza Maia.

O presidente do DEM de Camaçari, Helder Almeida, também faz criticas. Segundo ele, em pesquisa recente 60% dos moradores de Camaçari desaprovam a administração de Ademar Delgado. Ainda segundo Helder, as demissões servirão para que Ademar, finalmente, dê a administração a sua marca. 


Matéria publicada originalmente às 09h37

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp