Região Metropolitana

Homem agoniza na porta de posto de saúde de Areia Branca e só é atendido após chegada do Samu; assista

[Homem agoniza na porta de posto de saúde de Areia Branca e só é atendido após chegada do Samu; assista]
10 de Setembro de 2019 às 20:00 Por: Reprodução Por: Redação BNews 0comentários

Um homem precisou esperar atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) mesmo estando em frente ao Pronto Atendimento (PA) de Areia Branca, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. 

Um vídeo enviado ao BNews mostra o homem caído no chão em frente ao PA, convulsionando e os funcionários do lado de dentro da unidade apenas observando. A pessoa que filma afirma que ninguém dá assistência mesmo com a ambulância guardada no estacionamento do PA.

A mulher fala que precisou chamar o Samu, já que nenhum profissional se disponibilizou a ajudar: ninguém aí dentro fez nada, espera a pessoa morrer para dar socorro. Se não fosse a população que pegasse, morria lá dentro e a ambulância está guardada. O cara morrendo aqui e as enfermeiras, os médicos bonitinhos que dizem que trabalham aqui todos se escondendo".

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Lauro de Freitas (Sesa) informou que o procedimento com o paciente foi realizado dentro dos padrões pela equipe do Samu de Lauro de Freitas, já que ele tinha cortes, ferimentos e apresentando convulsão. 

“A Sesa enfatiza que o deslocamento e socorro em vias públicas, residências e locais de trabalho só podem ser realizados pelo Samu, serviço que dispõe de equipe composta por médicos socorristas, enfermeiros socorristas e equipamento adequado para a locomoção e estabilização do paciente,  ao passo que a ambulância do Pronto Atendimento Municipal é destinada a deslocamento de pacientes internados na unidade, e já estabilizados, para unidades de alta complexidade”, afirmou .

Ainda de acordo com a prefeitura, a equipe da Samu chegou a via em poucos minutos após seu acionamento, e encaminhou o paciente para o Hospital Geral Menandro de Faria onde foi atendido pelo médico cirurgião e segue internado.

Assista ao vídeo:

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Leia os termos de uso

jusnews

Na Sombra do Poder

Eduardo Entrevista

Mais Lidas