Religião

Lavagem do Bonfim: Mesmo com pandemia, fiéis vão à Igreja de Nossa Senhora da Conceição

João Brandão
O templo localizado no bairro do Comércio é o ponto de partida do cortejo   |   Bnews - Divulgação João Brandão

Publicado em 14/01/2021, às 07h53   João Brandão/Aline Reis


FacebookTwitterWhatsApp

“Quem tem fé, fica em casa”, apesar de não ser o tema oficial da Lavagem do Bonfim, tradicional festejo religioso celebrado em Salvador, esse apelo foi amplamente divulgado pelas autoridades para evitar com que fiéis fossem aos locais, onde aconteceriam o cortejo com milhares de pessoas como todos os anos,  por causa da pandemia do novo coronavírus.

O BNews foi conferir a movimentação na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, onde seria o ponto de partida para a caminhada de 8 quilômetros até a Colina Sagrada, no bairro do Bonfim, o que se viu foram alguns fiéis não respeitando a recomendação e indo ao local. Não há registro até o momento, logo no início da manhã, de aglomerações. 

O carioca Aurélio Magalhães Lobo participa da Lavagem do Bonfim há 35 anos. “Sou morador do Bonfim, não é hoje por causa da pandemia que não venho aqui prestar minha homenagem e ver a passagem do andor do Bonfim, pedir a ele ter um ano de 2021 satisfatório, que possamos sair dessa pandemia com as pessoas tranquilas, podendo andar, se divertir, participar, em um futuro próximo, da Lavagem do Bonfim”, disse ele.

O sindicante disse que está seguindo os protocolos, como máscara, álcool em gel e distanciamento social.

O ambulante Edson Dias dos Santos reclama da “perda financeira grande”. “Eu vendia nessa hora cinco caixas, agora só vendi uma, mas não posso desistir da luta. Tenho que pagar aluguel, tenho esposa, filho, água, luz. Continuar persistindo, correndo atrás, na luta”, contou ele, que vai sair em cortejo até a Igreja do Bonfim.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp