Religião

‘Caiu a ficha do momento que estamos vivendo’, lamenta moradora e fiel sobre a falta da Lavagem do Bonfim 

Victor Pinto
Maria das Graças diz ter uma sensação de guerra com tanta proibição   |   Bnews - Divulgação Victor Pinto

Publicado em 14/01/2021, às 10h16   Victor Pinto/ Aline Reis


FacebookTwitterWhatsApp

Uma das poucas pessoas privilegiadas que conseguiu se aproximar da Basílica do Senhor do Bonfim, na manhã desta quinta-feira (14), em Salvador, dia em que aconteceria a tradicional Lavagem do Bonfim, reunindo fiéis da entidade no entorno do templo para agradecimentos, Maria sentiu o clima do momento em que o mundo está vivendo, em meio à pandemia do novo coronavírus. Ela é moradora local há 23 anos e pôde circular no local que está fechado pelas autoridades para evitar aglomerações. 

Para a aposentada, a ficha ‘caiu’ em relação ao momento de restrições impostos pela pandemia. “Sensação de perda, desconforto e desespero, porque a gente tem essa tradição, essa fé pelo Senhor do Bonfim e desde março caminhamos em um novo momento, mas só agora a ficha caiu com os espaços vazios por aqui. Me dá uma tristeza, mais de 200 anos que temos essa festa, onde os ambulantes lucravam seu pão de cada dia e hoje não pode nada, parece uma guerra com tanta proibição”, desabafou. 

Para evitar aglomerações, a Arquidiocese e Prefeitura de Salvador organizaram a transmissão via redes sociais da procissão da imagem para marcar simbolicamente a tradição. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp