Salvador

"Me trataram como um cachorro", desabafa homem imobilizado por seguranças do metrô

Arquivo Pessoal
Registro da confusão enviado à reportagem ocorreu no último sábado (20), na Estação Aeroporto  |   Bnews - Divulgação Arquivo Pessoal

Publicado em 22/07/2019, às 11h53   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O vigilante Cláudio Ferreira, 41 anos, que aparece em um vídeo sendo imobilizado por seguranças da CCR Metrô Bahia, contou ao BNews a sua versão sobre o ocorrido. O registro da confusão enviado à reportagem ocorreu no último sábado (20), na Estação Aeroporto.

De acordo com o vigilante, ele estava a caminho do trabalho e acabou se confundindo com as saídas da estação. Ao desembarcar dos trens, por volta das 7h, Cláudio conta que ao invés de seguir em direção à passarela de acesso ao terminal de ônibus, acabou embarcando em um ônibus gratuito, disponibilizado no local, em direção ao aeroporto.

“Não sabia que tinha duas saídas, uma da passarela, que era onde meu colega de trabalho estava me esperando, e a outra que tem um ônibus gratuito que dá acesso ao aeroporto. Eu acompanhei a população e acabei entrando nesse ônibus. Quando eu retornei para a estação de metrô, expliquei a situação a um dos seguranças, que me orientou a descer uma escada que daria acesso à passarela, sem a necessidade de pagar outra passagem”, relembra.

Após isso, ele diz que foi abordado pelo mesmo segurança que pediu para ele retornar e passar pela catraca, pagando outra tarifa. “Ele desceu correndo ao meu encontro dizendo que eu queria burlar o sistema do metrô e falando que eu não queria pagar a passagem no valor de R$ 3,70”.

O vídeo feito por usuários do sistema mostra os seguranças algemando Cláudio, enquanto algumas pessoas tentam impedir. Nas imagens, é possível escutar usuários perguntando o motivo do homem ser algemado: "É covardia, é covardia", afirma um passageiro.

“Me imobilizaram, fui humilhado, me trataram como um cachorro, me jogaram no chão. Eu nunca tinha sido algemado em minha vida, estou com as marcas em meu pulso, torceram o meu braço. Isso aconteceu comigo só porque eu sou negro?”, questiona o vigilante.

Veja o vídeo:

Ainda segundo ele, os agentes de segurança o levaram para outro local da estação, onde teria recebido ofensas de cunho racista. “Não é assim que se trata um ser humano. Eu fui chamado de preto, descarado, vagabundo. Eu não sou um vagabundo. Eu sou um pai de família”, disse o vigilante.

A CCR Metrô Bahia esclareceu, através de nota, que um Claudio teria burlado o sistema, na Estação Aeroporto. "Ao ser orientado pelos Agentes de Atendimento e Segurança (AASs) da concessionária, o indivíduo agrediu os colaboradores, havendo necessidade de imobilização do cliente até a chegada da Polícia Militar", diz a nota.

O caso foi registrado na 23ª Delegacia Territorial (DT/Lauro de Freitas).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp