Salvador

Projeto de limpeza das praias reúne voluntários na Barra e Boa Viagem

Vagner Souza/Bnews
Expectativa do projeto é retirar mais de 300 kg de lixo neste sábado (21)   |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/Bnews

Publicado em 21/09/2019, às 10h57   Aline Damazio


FacebookTwitterWhatsApp

Bituca de cigarro, canudos, dentaduras, copos, roupas, pneu e até um sofá não foram encontrados em um lixão, todos esses objetos foram retirados das areias e mar da praia da Barra. Situação que demonstra a necessidade de projetos como o Clean Up Day - Dia Mundial da Limpeza, que acontece na manhã deste sábado (21), nas praias da Barra e Boa Viagem, em Salvador.

A ação voluntária é uma iniciativa internacional que, na capital da Bahia, conta com a participação de 200 voluntários. Em um dos postos, o projeto é realizado em mais de 3 km das praias do Porto da Barra, Parque Marinho e  Farol, onde será realizada a limpeza de lixo no fundo do mar, das areias e conscientização de banhistas e trabalhadores sobre o descarte correto de resíduos.

A voluntária Cléo Miranda participou com os filhos Lucas, 8 anos e Júlia,13 anos,da ação. “Esse projeto é um cuidado com o local que nós frequentamos que quero passar para meus filhos. Juntos, nós já retiramos das praias coisas absurdas como seringa, cano e muitos copos e bitucas de cigarros. Meus filhos repassam para os amigos, a educação ambiental que praticamos nessa ação de limpeza”, comemora.

O repassar da conscientização é um dos principais objetivos de um dos organizadores do projeto, Waldson Campos, presidente do Amabarra. “Colaboramos com essa ação para educar os frequentadores das praias e tentar fazer com que cada um tenha o cuidado de não poluir um lugar que lhe pertence também. Esse sentimento ele vai repassar para família e amigos. É melhor do que deixar um lixo que vai prejudicar o meio ambiente e animais do local por anos”, destaca.

Participantes 

O projeto é aberto ao público e quem quiser colaborar pode chegar na praia da Barra e ajudar na ação durante todo o dia. Cada voluntário recebe um kit com luvas, sacolas biodegradável, boné e camisa que identificam o voluntário. 

Ação conta com participação da Associação de Moradores e Amigos da Barra (Amabarra), do Instituto Fundo Limpo, Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), projeto Fundo Folia, projeto Praia Limpa e Grupo de Voluntários de Salvador do Greenpeace

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp