Salvador

Projeto quer dar a Salvador e Rio de Janeiro título de Capitais Históricas Brasileiras

[Projeto quer dar a Salvador e Rio de Janeiro título de Capitais Históricas Brasileiras]
Por: Reprodução/Google Maps Por: Redação BNews 0comentários

Um projeto de lei apresentado pelo deputado federal Paulo Azi (DEM) quer conferir a Salvador e ao Rio de Janeiro o título de Capitais Históricas Brasileiras. De acordo com ele, este é o primeiro passo para permitir que o governo federal implemente políticas públicas para preservação do patrimônio cultural das duas cidades. 

Segundo a proposta, a capital oficial do país será transferida, de forma simbólica, para ambos os municípios nos dias 1° e 29 de março, datas de fundação das cidades do Rio de Janeiro e de Salvador, respectivamente. 

O projeto ainda sugere que, no dia da transferência simbólica da capital do país, a União, os estados da Bahia e do Rio de Janeiro, bem como os municípios de Salvador e do Rio de Janeiro, promoverão, de forma articulada e conjunta, ações e atividades com vistas à valorização do patrimônio histórico-cultural e à promoção do turismo das Capitais Históricas Brasileiras.

"Não há quem possa negar que a valorização do conhecimento da História constitui elemento essencial para o fortalecimento da identidade cultural de uma nação. A presente proposição legislativa reafirma essa premissa ao propor que se reconheça o valor histórico de duas importantes cidades brasileiras que, no passado, foram capitais do país", disse o parlamentar. 

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Leia os termos de uso

jusnews

Na Sombra do Poder

PodCast

Mais Lidas