Salvador

Salvador ultrapassa 100 ocorrências de afogamentos após reabertura das praias

Divulgação/ Assessoria
Entre as praias com maior quantidade de ocorrência estão as de Jardim de Alah, Jaguaribe e Praia do Flamengo.  |   Bnews - Divulgação Divulgação/ Assessoria

Publicado em 26/11/2020, às 18h58   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Desde a reabertura das praias há mais de dois meses, 101 ocorrências de afogamento na orla de Salvador foram atendidas pela Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar).

Em setembro foram 44 ocorrências, 42 casos em outubro e, até a quarta-feira (25), o mês de novembro contabiliza 15 registro. Apesar de apresentar uma queda nas ocorrências, a Salvamar alerta a população para a mudança de estações, situação que gera correntes fortes na região atlântica da orla, ação da natureza que precisa de atenção dos banhistas antes de entrar no mar.

Uma recomendação dos agentes de salvamento aquático é aplicada logo na chegada à praia: buscar um salva-vidas para ter informações sobre condições da maré e situação da praia, ou seja, se está favorável ao banho de mar. 

Outro ponto importante são as sinalizações, onde a bandeira vermelha indica que é uma área de perigo e a amarela a presença de salva-vidas. Além disso, é necessário respeitar as placas de risco de afogamento. 

Os acidentes mais comuns entre os banhistas são os afogamentos por imprudência, negligência e falta de atenção para a sinalização.

Entre as praias com maior quantidade de ocorrência estão as de Jardim de Alah, Jaguaribe e Praia do Flamengo.

Restrições das praias
Com exceção da Praia do Porto da Barra, que só pode ser frequentada de terça-feira a sábado, todas as outras praias da capital baiana podem ser frequentadas de segunda a sábado sem restrição de horário. Nos domingos e feriados permanecem interditadas.

Em todas elas, deve ser respeitado o distanciamento de 1,5m entre as pessoas, durante toda a permanência. O uso da máscara é obrigatório, até mesmo durante a prática de atividades físicas, com exceção das aquáticas, momento em que o distanciamento deverá ser de 2m.

São permitidas atividades físicas individuais ou em duplas, desde que os participantes usem máscara durante a prática. Estão proibidas atividades que geram aglomerações, como piqueniques e luaus. O uso de materiais como guarda-sóis, sombreiros e similares não são permitidos apenas no Porto da Barra. O comércio ambulante também está autorizado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp