Salvador

Embarque com reconhecimento facial é testado no Aeroporto de Salvador

Vagner Souza/BNews
A tecnologia foi desenvolvida pela empresa de inteligência em TI do governo federal, Serpro, em parceria com o Ministério da Infraestrutura (MInfra)  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 14/12/2020, às 18h35   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Aeroporto de Salvador é o primeiro da região Nordeste e o segundo do Brasil escolhido pelo governo federal para testar o projeto-piloto de embarque aéreo com uso de reconhecimento facial. A solução de identificação biométrica começou a testada nesta segunda-feira (14), e dispensa o uso de documento de identificação pelo passageiro. 

A tecnologia foi desenvolvida pela empresa de inteligência em TI do governo federal, Serpro, em parceria com o Ministério da Infraestrutura (MInfra). O objetivo é tornar mais eficiente o processo de embarque nos aeroportos e mais seguras as viagens aéreas.

Denominada Embarque Mais Seguro, a solução será testada com passageiros voluntários da companhia aérea GOL, que serão convidados para experimentar a tecnologia. 

Tudo começa no momento do check-in no aeroporto, onde será feita a validação biométrica do passageiro comparando os dados e foto tirada na hora com a base do governo e a vinculação ao cartão de embarque. Para entrar na aeronave, o embarque ocorrerá por meio de identificação facial por biometria, sem a necessidade de apresentar qualquer documento.

A novidade poderá ser utilizada por mais passageiros, isso porque foi ampliado o banco de dados para validação das informações das pessoas, que agora conta com a base também do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), além das Carteira Nacional de Habilitação (CNHs) do Denatran. Isso significa que não só os motoristas, mas também todos os eleitores que fizeram o cadastramento biométrico no TSE, poderão usufruir das facilidades da validação biométrica para viajar. Ao todo, são 67 milhões de CNHs e 120 milhões de eleitores cadastrados.

“Acreditamos e incentivamos o uso da tecnologia como forma de melhorar a jornada do passageiro e aumentar a eficiência e segurança dos nossos processos. A chegada dessa solução vem para somar e contribuir para tornar as viagens no Brasil alinhadas com o que de mais moderno se desenvolve na aviação mundial”, destacou o diretor-presidente da Concessionária do Aeroporto de Salvador, Julio Ribas.

O Embarque Mais Seguro também tem como objetivo, reduzir o tempo de espera em filas, já que o processo de check-in e embarque aéreo é realizado em poucos segundos. 

Segurança na validação dos dados

Para realizar os testes, o Serpro desenvolveu um aplicativo que permite o cadastramento da foto do passageiro, ficando vinculada ao seu CPF. A verificação da identificação biométrica é feita por checagem junto ao banco de dados do Denatran (CNH) e do TSE. Em breve, outros bancos governamentais serão utilizados para ampliar o universo de dados que podem ser validados para atender a todos os cidadãos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp