BNews Pet

Vídeo: Banhista flagra tartaruga marinha gigante no Farol da Barra e Tamar critica aproximação com o animal

Reprodução/ Twitter
Pesquisadora do projeto Tamar lamenta falta de contato com o órgão e diz que é possível que o animal tenha desovado no local   |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Twitter

Publicado em 23/01/2021, às 10h45   Aline Reis


FacebookTwitterWhatsApp

Uma tartaruga marinha foi flagrada na praia do Farol da Barra, em Salvador, na noite desta sexta-feira (22). O banhista fez um vídeo mostrando o animal na areia se movimentando e ficou impressionado com o tamanho da tartaruga que, de acordo com ele, poderia chegar a pesar 300 quilos. Não há informações do tempo exato em que ela ficou na areia, mas chegou a retornar para o mar. 

Procurado pelo BNews, o projeto Tamar esclareceu que a tartaruga pertence a espécie ‘cabeçuda’ e que se trata de um adulto, pelo menos de 30 anos, do sexo masculino ou uma fêmea e que é comum dessa classe de tartaruga desovar especialmente entre Itapuã e Sergipe. Na localidade da Barra, no entanto, não há muitos registros. 

A pesquisadora da fundação, Nathalia Berchieri, disse que a partir das análises do vídeo era possível sim que a movimentação feita pelo animal fosse de desova, mas lamentou a aproximação do banhista com o bicho e diz que a tartaruga se assusta muito facilmente.

“Pelos relatos dele não parece que ela ficou muito tempo na areia, portanto, podemos considerar que as chances dela ter colocado ovos ali reduzem, vamos torcer para isso, pois o ideal era ter acionado o Tamar para chamarmos parceiros da capital para encontrar o local e fazer a remoção e manejo dos ovos para uma praia mais tranquila. Corre risco dos filhotes morrerem ou desviarem para fazer o caminho inverso do mar sem nosso auxílio”, explicou Nathalia. 

À reportagem, a pesquisadora apelou para que qualquer banhista que localize um animal marinho, especialmente tartarugas, acionem o Tamar para as medidas cabíveis e não repita o comportamento de chegar perto ou jogar luz contra o bicho, pois é uma prática nociva, além de inibir o fluxo natural do animal. 

Assista:




Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp