Salvador

Vídeo: Buraco com cerca de 1,5 metro de profundidade preocupa moradores em Colinas de Periperi

Reprodução/Vídeo
Cratera já está no local há cerca de dois meses   |   Bnews - Divulgação Reprodução/Vídeo

Publicado em 10/06/2021, às 15h15   Beatriz Araújo


FacebookTwitterWhatsApp

Um buraco com cerca de 1,5 metro de profundidade tem preocupado os moradores da Rua Manoel Teixeira, no bairro de Colinas de Periperi, em Salvador. De acordo com os populares, a cratera já está no local há cerca de dois meses e a demora para o reparo do problema tem causado indignação. 

Nas imagens é possível ver a doméstica Joenildes Cerqueira em pé no buraco para mostrar o tamanho profundidade da cratera que vem causando transtorno aos moradores do local. 

De acordo com a profissional autônoma Roseni Copper, apesar das tentativas dos moradores para que os órgãos competentes comparecessem ao local para corrigir o problema, nenhum deles se prontificou a realizar os reparos no buraco. 

“Ele [o buraco] começou pequeno, aí nós acionamos a Embasa logo de primeira pra que ela viesse fazer uma avaliação no local, a Embasa veio, olhou e disse que era de competência da prefeitura”, relatou Roseni ao BNews

“Então nós acionamos a Codesal pra que viesse fazer uma avaliação, a Codesal veio também, aí ficou esse jogo de empurra. Um disse que era com a Embasa, outro disse que era com a prefeitura. Por fim, a Seman [Secretaria Municipal de Manutenção] teve aqui, sinalizou o buraco pra evitar acidente e disse que essa obra era uma obra grande e que era da Embasa”, conta. 

Ainda de acordo com a moradora, o buraco já foi motivo de acidente, inclusive no último domingo (6), quando um veículo de passeio acabou caindo na cratera e precisou ser retirado do local com a ajuda da população. 

Além disso, a autônoma afirmou que o buraco já vem atingindo parte da estrutura da sua residência, o que vem despertando a sua preocupação acerca da possibilidade de um desabafamento. 

“Esse buraco fica em frente a minha casa e está criando uma galeria por baixo que já está alcançando a primeira coluna da fundação da nossa casa, então a gente está com medo da nossa casa vir a desabar”, completou Rose. 

A fim de saber a quem pertence a responsabilidade de corrigir o buraco, a reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), que afirmou que o problema não está relacionado aos serviços prestados pela rede. 

"A Embasa informa que o buraco na Rua Manoel Teixeira, em Colinas de Periperi, não está relacionado a serviços prestados nem às redes operadas pela empresa", disse.

O BNews também entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Manutenção (Seman), que garantiu que fará uma visita técnica ao local e, caso seja identificado que a correção do buraco é de competência da pasta, o serviço será realizado de forma imediata.  

 "Um engenheiro vai realizar a vistoria amanhã para averiguar se o problema ocorre no sistema de drenagem pluvial. Esse tipo de buraco (fuga de material) pode ocorrer nas redes de fornecimento d’água, esgotos,  telefonia e cabeamentos diversos. Sendo pertinente a Seman, o serviço será executado imediatamente", informou em nota.

*Matéria atualizada às 19h42

Assista:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp