Salvador

Praias da Barra ao Rio Vermelho seguem inapropriadas, segundo Embasa

Vitor Barreto/SSP
Segundo o órgão, os técnicos devem seguir coletando diariamente as amostrar e entregando para o Inema  |   Bnews - Divulgação Vitor Barreto/SSP

Publicado em 10/08/2021, às 12h52   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

As praias da Barra e Rio Vermelho, em Salvador, seguem inapropriadas para o banho, mesmo após a manutenção preventiva nos equipamentos e hidráulicos, que ocorreu na noite desta segunda-feira (9), pela Embasa. 

O serviço durou nove horas. A estação de condicionamento prévio (ECP) voltou a bombear efluente para o emissário submarino do Rio Vermelho, mas as praias ainda não podem ser utilizadas. 

A coleta de amostras de água do mar continuou ainda na manhã desta terça-feira (10) e, segundo o órgão, os técnicos devem seguir coletando diariamente as amostrar e entregando para o Inema para atestarem até saber que as praias estarão balneáveis, ou seja, que estão apropriadas para o banho. 

“Acreditamos que, devido a essa parada de apenas 9 horas, o impacto nas praias seja rapidamente dissipado pelo movimento da maré, que nessa época do ano apresenta muita energia e potencial para diluição e dispersão. O esforço da Embasa, após a conclusão desse serviço será o de acompanhar a qualidade da água das praias entre o Rio Vermelho e a Barra, para entender qual a dimensão do impacto e informar ao Inema para que o órgão avalie a condição de balneabilidade das praias”, explicou Flávio Lordello, superintendente de esgotamento sanitário. 

A estação do Lucaia cumpre a função de retirar sólidos grossos e partículas finas de cerca de 73% do esgoto coletado na capital baiana. O SDO do Rio Vermelho tem licença do Ibama para lançar efluente no oceano e recebe frequentes manutenções preventivas para evitar paradas longas que causem extravasamento nas praias de Salvador.

Leia também:

Presidente da Embasa culpa 'ligações clandestinas' por problema em desabastecimento de água em Salvador

Salvador está entre os dois destinos preferidos dos brasileiros, segundo levantamento

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp