Salvador

Prefeitura entrega moradias de residencial em São Tomé de Paripe

BNews
Prefeito Bruno Reis assinou o contrato de 20 pessoas e entregou as respectivas chaves dos empreendimentos, em ato simbólico  |   Bnews - Divulgação BNews

Publicado em 16/09/2021, às 20h34   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O sonho da casa própria se tornou realidade para 250 beneficiários do programa federal Casa Verde e Amarela, selecionados pela Prefeitura para a assinatura do contrato e entrega das chaves dos imóveis, situados no Residencial Vivendas do Mar, em São Tomé de Paripe. 

O prefeito Bruno Reis assinou o contrato de 20 pessoas e entregou as respectivas chaves dos empreendimentos, em ato simbólico, na tarde desta quinta-feira (16), no próprio residencial. Participaram da entrega o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e o titular da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos de Souza.

O empreendimento conta com 500 casas sobrepostas, cada uma com 47 m² de área útil. A Prefeitura foi responsável por selecionar 250, entre os 500 contemplados, e fez também a inscrição dos dossiês e envio para a Caixa Econômica Federal, instituição responsável pela análise, aprovação e entrega das residências.

As outras 250 pessoas contempladas com a moradia foram selecionadas pelo Governo do Estado. O investimento do Governo Federal para a construção do empreendimento foi de R$32,1 milhões.

O prefeito Bruno Reis ressaltou a alegria em poder entregar as chaves de moradias, cujas obras ficaram paralisadas por oito anos. “Hoje nós estamos realizando o sonho de uma vida de milhares de famílias, que agora poderão ter a casa própria, morar com dignidade, poder cuidar dos seus filhos e poder descansar, para no dia seguinte retornar para as suas atividades. Aqui em Salvador, quando uma obra começa, há dia e hora para acabar, e essa parceria com o Governo Federal tem viabilizado a entrega dessas moradias para as pessoas que mais necessitam”, assinalou.

Entre os selecionados, há pessoas indicadas, que já estavam aguardando desde 2013 e outras, que foram indicadas pela internet em 2019 e 2020. Além dos 20 contratos assinados hoje, os demais contemplados irão à agência da Caixa Econômica Federal do Comércio, de maneira escalonada, a partir da próxima segunda-feira (20), para concretizar o recebimento da moradia.  A lista com os nomes dos contemplados, que irão assinar o contrato, está disponível no site da Seinfra, no endereço seinfra.salvador.ba.gov.br.

Transformação – Uma das contempladas, Luciane dos Santos, de 51 anos, quase nem acreditou que o dia tão esperado por ela havia chegado. “Eu morava de aluguel aqui no Subúrbio, mas hoje posso dizer que tenho a minha própria casa. Aqui é um sonho meu e agora vou poder dormir tranquila, em paz, e ter a cabeça erguida. Nesta casa eu vou morar com meu esposo, a minha filha e uma neta com necessidades especiais”, contou ela, que também trabalhou na limpeza do empreendimento antes da entrega.

Cleonice Pereira, de 40 anos, estava morando em casa de terceiros, com a filha Maria Eduarda, de 8 anos, quando recebeu a notícia da assinatura. “É uma sensação maravilhosa, de gratidão, pois foi muito tempo almejando e agora estou muito feliz. No lugar onde eu vivo hoje com a minha filha não há área de lazer. Saber que vamos viver em um local como esse, que vai nos proporcionar momentos felizes, é bom demais”, festejou.

Outras entregas – Desde 2013, a Prefeitura, por meio do antigo programa Minha Casa, Minha Vida, entregou 12.339 unidades habitacionais em 24 empreendimentos, em Fazenda Grande, Ceasa, Pirajá, Coutos, Jardim das Margaridas e Boca da Mata, entre outros bairros.

Além disso, foram entregues pelo Município, com urbanização integrada, 257 unidades habitacionais na Comunidade Guerreira Zeferina, 358 unidades em Baixa Fria e mais 120 unidades na Vila Barro Branco, esta última destinada às vítimas de chuva.

Outras 1.376 moradias estão previstas para serem entregues ainda este ano, juntamente com a Caixa Econômica Federal, nos residenciais Sol Nascente I, II e III (Comunidade Barro Branco, no Alto do Peru), Mar Azul (Plataforma) e Mané Dendê (Ilha Amarela).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp