Saúde

Em Salvador, somente mulheres tem vacina contra HPV

Imagem Em Salvador, somente mulheres tem vacina contra HPV
Vacina só está disponível em clinicas particulares  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 15/04/2011, às 21h56   Redação Bocão News / G1


FacebookTwitterWhatsApp


Desde 2007, Salvador só tem disponível para mulheres a vacina contra os quatro tipos do HPV, Papiloma Vírus Humano. E mais: apenas em clínicas particulares. Para fazer efeito é preciso tomar três doses dessas vacinas num período de seis meses. O custo é alto, um total de R$ 840.

Há cem tipos do vírus, sendo que quatro deles tem maior incidência. Os vírus tipos seis e 11 causam verruga na área genital. Segundo os médicos, é a doença sexualmente transmissível mais comum. Os vírus 16 e 18 são responsáveis por 70% dos casos de câncer do colo de útero, 90% dos tumores de ânus e metade dos tumores de pênis.

A mesma vacina já está sendo aplicada em homens de mais de 30 países. Mas no Brasil, segundo o médico Edson Moreira, ainda depende de aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Moreira coordenou a equipe baiana que fez parte de uma pesquisa sobre o HPV, realizada com mais de quatro mil homens de dez países.

Na Bahia, o estudo foi desenvolvido nas Obras Sociais Irmã Dulce. O resultado foi divulgado em uma palestra. De acordo com Moreira, “a vacina protege contra o HPV em homens também, verrugas genitais e câncer anal. Esse é um grande resultado porque esse câncer tem aumentado tanto em homens como em mulheres”, explica o médico.

Moreira acrescenta que além das verrugas genitais, um terço do câncer de faringe e boca são causados por HPV e que por isso, a vacina pode ter uma grande importância na redução da doença nos homens.

Aos 25 anos o biólogo Rodrigo Silva está consciente e diz que pretende tomar a vacina. “Existe essa negligência por parte dos homens de não fazerem exames. Eu indico tomar a vacina porque realmente é uma forma de diminuir os índices dessas doenças.”

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp