Saúde

Bebê de São Francisco do Conde consegue vaga no Martagão, mas pena esperando UTI

Publicado em 11/05/2015, às 20h31   Tony Silva (Twitter: @Tony_SilvaBNews)


FacebookTwitterWhatsApp

Após matéria do Bocão News publicada há uma semana, em que relatava o sofrimento vivido pelo recém-nascido Elias Costa dos Santos e seus pais Ednei Costa dos Santos e Cleide Souza dos Santos, o bebê, que é gêmeo, conseguiu tranferência para o Hospital Martagão Gesteira. Ee nasceu com uma má-formação na coluna e seu irmão Eduardo Costa dos Santos não teve nenhum problema e passa bem.
Elias nasceu no dia 29 de março no Hospital Docente Assistencial Célia Almeida Lima, da rede municipal de São Francisco do Conde, e após esperar vaga no sistema estadual de regulação foi transferido. Os médicos diagnosticaram o pequeno com “mielomenigoncele”, também conhecida como espinha bífida aberta - má formação congênita da coluna vertebral da criança em que as meninges, a medula e as raízes nervosas estão expostas.  
Na época em que a matéria foi publicada pelo Bocão News, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), explicou que a criança necessita não apenas de vaga em uma unidade de saúde de referência, mas também de uma UTI para os cuidados nos processos cirúrgicos.

Segundo Ednei, pai de Elias, o bebê está piorando e a família está bastante preocupada. Em contato com a reportagem, nesta segunda-feira (11), ele relatou que os médicos informaram que Elias precisa urgente da liberação na vaga da UTI para que seja realizada a cirurgia.
“Segundo os médicos falaram a gente, ele está piorando. Os batimentos do coração dele estão aumentando e já chegou a 208, que segundo o médico é muito acelerado para um bebê. No sábado o corpo dele ficou muito roxo e o médico disse também que a cabeça do meu filho está crescendo. Estamos desesperados”, desabafa.
A reportagem do Bocão News buscou junto à assessoria de comunicação da Sesab nesta segunda-feira (11), informações sobre a previsão para liberação da vaga de UTI para o bebê. Porém uma nota à imprensa liberada pela ascom não deu a previsão de vaga na UTI para Elias. Leia íntegra da nota.
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informa que o paciente Elias Costa dos Santos, internado no Hospital Martagão Gesteira, está devidamente assistido na unidade e aguarda uma vaga na UTI para a realização da cirurgia no próprio hospital.
Leia também:

Bebê de São Francisco do Conde necessita de cirurgia urgente na coluna

Classificação Indicativa: 18 anos

FacebookTwitterWhatsApp