Saúde

Número de hipertensos cresce no país

Imagem Número de hipertensos cresce no país
O diagnóstico é maior em mulheres (25,5%) do que em homens (20,7%)  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 26/04/2011, às 18h32   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Em pesquisa divulgada nesta terça-feira (26) pelo Ministério da Saúde, o número de brasileiros que têm hipertensão arterial aumentou de 21%, em 2006, para 23%, em 2010. 

De acordo com o levantamento, o diagnóstico é maior em mulheres (25,5%) do que em homens (20,7%). Segundo o órgão, o maior índice de mulheres detectados é porque elas procuram mais atendimento médico.

Participaram da entrevista 54.339 adultos em 26 capitais dentro da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas. Para o Ministério, é considerado hipertenso aquele que tem pressão arterial igual ou superior a 14 por 9.

De acordo com a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), 35% da população igual ou acima de 40 anos sofre com o problema. Se considerado a população acima dos 18 anos, o índice fica em 23%.

Segundo o Minstério, a hipertensão é uma doença silenciosa que pode levar à morte se não for tratada. Ela é causada pelo aumento da contração das paredes das artérias para fazer o sangue circular pelo corpo. Esse movimento acaba sobrecarregando principalmente órgãos como coração, rins e cérebro. Caso não seja tratada, pode ocorrer complicações como entupimento de artérias, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e infarto.

A doença tem como fortes fatores de risco o consumo excesso de sal, estresse, bebidas alcoólicas, tabagismo, obesidade, falta de atividade física e má alimentação.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp