Saúde

Saúde adia seleção para brasileiros e estrangeiros no Mais Médicos

Pedro Ladeira/Folhapress
O ministério informa que o novo prazo "não atrapalhará os candidatos" e que a mudança ocorre devido ao feriado de Carnaval  |   Bnews - Divulgação Pedro Ladeira/Folhapress

Publicado em 21/01/2019, às 23h11   Folhapress


FacebookTwitterWhatsApp

Prevista para esta semana, a nova etapa de seleção de profissionais para vagas abertas no programa Mais Médicos foi adiada mais uma vez e deve ocorrer agora nos dias 7 e 8 de fevereiro. A mudança, que altera o cronograma voltado a brasileiros e estrangeiros formados em outros países, foi divulgada nesta segunda-feira (21) pelo Ministério da Saúde.

Em nota, o ministério informa que o novo prazo "não atrapalhará os candidatos" e que a mudança ocorre devido ao feriado de Carnaval. "A mudança nas datas se deu por conta do período de Carnaval que aconteceria durante o acolhimento dos médicos. No entanto, a mudança não causará nenhuma alteração na forma de escolher a lotação das referidas cidades pelos profissionais inscritos", afirmou Mayara Pinheiro, secretária de gestão do trabalho em saúde. 

Essa é a segunda vez em que há alterações nas datas de seleção para esses profissionais. Inicialmente, a previsão era que os médicos brasileiros formados no exterior que se inscreveram no sistema ainda em dezembro escolhessem as vagas entre os dias 26 e 27 do mesmo mês. Caso as vagas não fossem preenchidas, nova etapa seria aberta nos dias 3 e 4 de janeiro para estrangeiros. 

Em dezembro, no entanto, a abertura das vagas acabou adiada para o fim de janeiro. Agora, nova mudança alterou a seleção para os dias 7 e 8 de fevereiro, no caso de brasileiros formados em outros países, e 18 e 19 de fevereiro, no caso de estrangeiros.

VAGAS NÃO PREENCHIDAS

Balanço do Ministério da Saúde aponta que, cerca de dois meses após o anúncio do fim da participação de Cuba do Mais Médicos, ao menos 1.462 vagas ofertadas ainda não foram preenchidas - o equivalente a 17% do total. A seleção para médicos formados no exterior consiste na terceira tentativa do governo em ocupar esses postos - parte delas alvo de desistências em editais anteriores. Outras duas rodadas de seleção ocorreram entre médicos com registro no Brasil.

Segundo o ministério, 10.205 médicos formados em outros países, entre brasileiros e estrangeiros, enviaram documentos para concorrer às vagas. A validação daqueles que tiveram a documentação aceita será divulgada no fim de janeiro.

Além da escolha de vagas, o prazo de início das atividades nos postos de saúde também foi alterado. Antes, estava previsto para ocorrer até o fim de março. Agora, deve ocorrer até 18 de abril. Apesar das críticas do presidente Jair Bolsonaro à falta de revalidação de diploma de médicos estrangeiros no Mais Médicos, a exigência não consta dessa etapa de seleção, que segue edital lançado em novembro de 2018.

Novo cronograma das próximas etapas do Mais Médicos:
31/01 - Publicação da validação dos documentos dos brasileiros formados no exterior;
07/02 - Publicação da relação dos municípios com vagas remanescentes;
07 e 08/02 - Brasileiros formados no exterior escolhem vagas disponíveis;
12/02 - Publicação da validação dos documentos dos estrangeiros formados no exterior;
18/02 - Publicação da relação dos municípios com vagas remanescentes;
18 e 19/02 - Estrangeiros formados no exterior escolhem vagas disponíveis.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp