Saúde

Salvador registra redução de mais de 90% em casos de dengue, zika e chikungunya

Divulgação
Entre os dias 1º de janeiro e 15 de fevereiro de 2021, o número de notificações de casos de dengue foi de apenas 73 casos  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 22/02/2021, às 13h51   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Um levantamento realizado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), apontou redução de mais de 90% nos casos de dengue, chikungunya e zika tivessem uma redução na capital baiana. 

De acordo com o levantamento, entre os dias 1º de janeiro e 15 de fevereiro de 2021, o número de notificações de casos de dengue foi de apenas 73 casos, contra mais de 1,5 mil casos no mesmo período de 2020 – o que representa uma redução de 95%.

Já os casos de chikungunya nos primeiros 45 dias deste ano foram de apenas 46, contra 755 no ano passado – redução de 93%. Por fim, os casos de zika tiveram redução de 91% - foram 11 registros de 1º de janeiro a 15 de fevereiro de 2021, contra 130 notificações no mesmo período em 2020.

De acordo com a prefeitura de Salvador, durante a Operação Verão Sem Mosquito, realizada pelo CCZ no mês de janeiro com mutirões e visitas a praças e órgãos públicos, mais de 1,3 mil inspeções foram concluídas. Além disso, a mobilização garantiu que 30 mil imóveis tivessem qualquer foco do mosquito tratado e descartado.

Para a subgerente de arboviroses do CCZ, Cristina Guimarães, a redução reforça a importância da colaboração da população. “Nesse período de verão, em especial, quando as chuvas acontecem com frequência e o calor é constante, a eclosão dos ovos e formação das larvas ocorre de forma mais rápida. Qualquer inservível jogado ao chão pode servir como criadouro do mosquito. Por isso, é importante a parceria da população em contribuir com o trabalho do CCZ para a redução do índice de infestação em nossa cidade”, alertou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp