Saúde

Brasil bate recorde em doação de órgãos

Imagem Brasil bate recorde em doação de órgãos
O crescimento foi de 14% em relação a 2009, totalizando 1.896 doadores   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 16/03/2011, às 18h35   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

O Brasil bateu novo recorde de doações de órgãos em 2010. Segundo o Ministério da Saúde, o número de doadores efetivos cresceu 14% em apenas um ano, subindo de 1.658 para 1.896.

O aumento mais expressivo ocorreu nas cirurgias para transplantes dos chamados órgãos sólidos (coração, fígado, pulmão, rins e pâncreas), com elevação de 7% em relação ao ano anterior. Transplantes de medula óssea, por sua vez, registraram um aumento de 10% no período: de 1.531 para 1.695.

Com esse desempenho, o Brasil atingiu a marca de 9,9 doadores Por Milhão de Pessoas (pmp). Os números, porém, ainda estampam as imensas disparidades regionais no que diz respeito aos transplantes. São Paulo é responsável por 47% dos transplantes realizados no país: 9.900. A marca é quase cinco vezes maior do que a apresentada por Minas Gerais, o segundo colocado. Tocantins, Amapá e Roraima não realizaram nenhuma cirurgia do tipo.
Para tentar reduzir a diferença, o governo quer lançar um projeto de incentivo para estados onde o serviço é inexistente ou apresenta deficiências, como explica Helvécio Miranda, secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp