Ciência

Mega-ciberataque derruba sistemas de comunicação ao redor do mundo

Publicado em 12/05/2017, às 13h05   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Um mega-ciberataque derrubou sistemas de comunicação na Europa e nos Estados Unidos durante a manhã desta sexta-feira (12). Conforme a Folha, na Espanha, foram hackeadas as redes internas da Telefónica e outras empresas, e funcionários foram orientados a desligar seus computadores. Nas telas, apareciam mensagens pedindo o pagamento de um resgate em bitcoins equivalente a US$ 300 (R$ 940) para reativar o sistema –o valor subiria com o passar do tempo. 
Ainda segundo a Folha, relatos de funcionários indicam que também foram afetados os sistemas da seguradora espanhola Mapfre e dos bancos Santander e BBVA. No Reino Unido, diferentes hospitais públicos enfrentaram problemas após um ataque análogo contra seus sistemas de tecnologia. O bloqueio de computadores não impediu o oferecimento de serviços. 
Segundo o portal IT Security News, ao menos 11 países foram afetados nas últimas horas. O ataque é resultado de um vírus "ransomware", que exige um resgate para o retorno do funcionamento do sistema operacional, e se espalhou por meio de uma falha do Windows. Informações preliminares dos ataques registrados na Espanha indicam que se trata de uma ação com origem na China. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp