Ciência

Implantação do Cimatec Industrial desenvolve projetos tecnológicos

Divulgação
É um projeto desenvolvido para expandir os limites da atual e infraestrutura do SENAI Cimatec, em Salvador   |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 25/03/2019, às 15h40   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Com a primeira fase em processo de conclusão, o Cimatec Industrial já tem projetos inovadores em desenvolvimento. Um deles, a Planta Piloto de Extração de Metais Valiosos, em parceria com a empresa Nexa, recupera metais presentes em resíduos industriais de mineradoras. 

O centro tecnológico também aposta na pesquisa aplicada com grafeno, usado em diferentes aplicações tecnológicas para a indústria. Esta semana a instituição fechará uma cooperação com a Universidade Nacional de Cingapura para trabalhos conjuntos. 

O local será um centro de pesquisa, desenvolvimento e inovação em ambiente industrial, com foco no escalonamento de produção, testes de grande porte, plantas piloto e desenvolvimento de protótipos em escala real, apoiando todo o processo de desenvolvimento tecnológico e inovação industrial.

A implantação do Cimatec industrial se dará ao longo de alguns anos, em ondas, com base na demanda industrial e nas tendências tecnológicas que apoiarão o desenvolvimento da Bahia e do Brasil. O centro de pesquisa contará com uma Fábrica de Plantas Pilotos.

Linhas de atuação – Além de operar as plantas, o complexo será um espaço para a realização de ensaios e testes de sistemas e componentes de grande porte, por meio de laboratórios especializados e Incubação de empresas industriais, com a disponibilização de uma central de serviços industriais customizados.

É um projeto desenvolvido para expandir os limites da atual e infraestrutura do SENAI Cimatec, em Salvador (no bairro de Piatã) e, já nesta primeira etapa, terá uma infraestrutura diferenciada no país para atender necessidades nas áreas de Energia Eólica, Mecânica, Naval e Offshore, Automotiva, Elétrica, Construção Civil, Química, Petroquímica e Biotecnologia, Farmacêutica, Celulose e Papel e Petróleo e Gás.

Estrutura – Trata-se de uma área de quatro milhões de metros quadrados no centro industrial de Camaçari, com laboratórios avançados, grandes usinas piloto, áreas de segurança para testes e operações de risco e até uma pista de teste do setor automotivo. A primeira fase do complexo é composta por 12 edificações, sendo dez galpões industriais de grande porte, um prédio administrativo e uma portaria principal. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp