Salvador

Além de novos radares, tem limite zero e bafômetro à distância

Imagem Além de novos radares, tem limite zero e bafômetro à distância
Baianos terão que se adpatar às novas fiscalizações e leis do trânsito   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 13/11/2011, às 08h54   Caroline Gois




Foto: divulgação

Fim de semana com feriado prolongado é um ingrediente que contribui para o consumo de álcool e , infelizmente, atribuído a isso vem o uso do veículo. Nessa mistura, além de colocar a vida em risco - o motorista - que também expõe os passageiros, terá que redobrar a atenção no trânsito e se conscientizar. 
Agora, além de blitz  e campanhas, a capital baiana está reforçada com 14 novos aparelhos de fiscalização e bafômetro que dectecta o nível de consumo de álcool do condutor à distância.
E para complementar a ação, a Comissão de Constituição Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou na quarta-feira (9) um projeto de lei que exige teor zero de álcool para motoristas ao dirigir. O uso de prova testemunhal, de imagens e vídeos também será admitido para comprovação de um eventual estado de embriaguez. Até hoje, os motoristas alcoolizados podiam se negar a fazer o teste do bafômetro e, assim, recebiam apenas uam punição administrativa, já que não haveria provas de que estavam dirigindo bêbados.
Já os 14 novos radares estão em pleno funcionamento em Salvador. Apesar dos equipamentos já estarem nas ruas e avenidas da cidade desde o último mês de setembro, eles não estavam multando, como forma de cumprir o “período educativo” da população previsto em lei.
Com os novos aparelhos, Salvador passará a ser fiscalizada por 50 equipamentos eletrônicos de combate ao excesso de velocidade. 
Veja os locais onde estão instalados os novos radares:
4 na Avenida Luiz Viana (Paralela), onde a velocidade máxima é de 80km/h;
2,na Avenida Reitor Miguel Calmon, com velocidade de 70km/h; 
2 na Avenida Octávio Mangabeira, também a 70km/h;
2 na Rua Silveira Martins (Cabula), onde é permitido trafegar com até 50 Km/h;
na Avenida Barros Reis, cuja velocidade máxima permitida é de 60Km/h; 
1 na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô), a 70 Km/h; 
1 na Rua Marquês de Monte Santo (Pituba), com velocidade de 50 km/h.
E para que ninguém passe despercebido, a Superintendência de Trânsito e Transportes de Salvador (Transalvador) apresentou o Alcoscan. Segundo o órgão, o equipamento age detectando álcool no ambiente, constatando a infração apenas com a proximidade do condutor alcoolizado. Segundo a Transalvador, a novidade já está nas ruas e irá fazer parte das ações deste fim de semana e feriado.
Mesmo com a queda no número de mortes e acidentes no trânsito nos primeiros sete meses do ano em relação a 2010, segundo o Detran -  21.898 acidentes, com 157 mortos e 5.026 feridos (em 2010) e 19.650 acidentes com 131 mortos e outras 4.820 pessoas (em 2011), medidas de prevenção e conscientização nunca deixam de somar e manter a ideia que a cada vez mais se confirma: bebida e direção não combina. 

Fotos: Roberto Viana// Bocão News

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp