Salvador

Cidade sem lei: ônibus travam Paralela, Transalvador não dá conta e gera o caos

Imagem Cidade sem lei: ônibus travam Paralela, Transalvador não dá conta e gera o caos
Manhã de sábado foi de transtornos na capital baiana  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 01/09/2013, às 08h29   Caroline Gois (@goiscarol)


FacebookTwitterWhatsApp

Na manhã deste sábado (31), os soteropolitanos tiveram que encarar novamente os velhos transtornos no trânsito da capital. Quando o problema não está no horário de 'rush', está na desorganização e bagunça gerada por algum evento feito a torno e à direita em Salvador.
Desta vez, o algoz foi um evento gospel realizado no Parque de Exposições, na Avenida Paralela. Já nas primeiras horas de hoje, o motorista que passou pela via pegou um longo congestionamento e ficou até 2 horas preso entre carros e ônibus, muitos ônibus, que tomavam - sem nenhuma fiscaliazação por parte da prefeitura, até três faixas da avenida.
Pelo caminho, era possível ver ônibus estacionados em canteiros, em fila dupla e carros que acharam vaga na terceira pista da via, ou mesmo, no fundo das longas filas formadas pelos coletivos que trouxeram caravanas para o show. A baderna foi feita nos dois sentidos da Paralela - Aeroporto e Centro.
De imediato, o site Bocão News entrou em contato com a Superintendência de Trânsito e Transportes de Salvador (Transalvador), que logo afirmou saber do evento e que 500 ônibus de excursão foram contabilizados na Pararela.
Segundo a assessoria da Transalvador, fora registrado no órgão que o evento seria para 50 mil pessoas e não foi previsto ou comunicado que tantos ônibus viriam para a cidade. Ainda conforme o órgão, irregularidades foram constatadas e foram disponibilizadas dez viaturas e 20 agentes para coibir a ação e imputar as devidas sanções contra as infrações cometidas.
A Transalvador reforçou ainda que os motoristas que seguem sentido aeroporto evitem a Paralela e sigam pela Orla, local já detectado por internautas do Bocão News que também está engarrafado já que, os motoristas usaram a rota como 'fuga' do caos.
Quando qustionado se multas serão aplicadas ao responsável pelo evento e aos ônibus estacionados irregularmente, o órgão municipal afirmou que "a direção do evento já foi autuada e que providências serão tomadas, além de sanções cabíveis que serão aplicadas", sem especificar se, de fato, haverá multa ou não. O balanço das autuações ainda não foi divulgado. A Transalvador informou que uma operação está sendo feita para acompanhar a saída dos ônibus que deverá ser feita de forma gradativa para evitar o que o próprio órgão admitiu. "O transtorno é certo".



Há exatamente um mês, a população sofreu com o mesmo problema após outro evento -Terra de ninguém: show do Harmonia leva o caos - gerar  lixo e baderna na Paralela  - por conta da desordem permitida. Carros em qualquer lugar, ambulantes no meio da pista, engarrafamento de horas e órgãos municipais que se apegam ao dito por dito e tranformam Salvador em uma capital onde errar é recorrente, fazer festa é bonito e o povo que espere, porque amanhã tem mais.

Nota originalmente postada às 13h do dia 31

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp