BNews Turismo

Abandonada, Praça do Reggae vira depósito de lixo e banheiro para moradores em situação de rua no Pelourinho

Vagner Souza/BNews
Secretarias e órgãos estaduais negam responsabilidade pela praça   |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 06/02/2019, às 19h08   Shizue Miyazono


FacebookTwitterWhatsApp

Durante muitos anos, a Praça do Reggae, localizada no Largo do Pelourinho, foi um dos principais espaços para a divulgação do gênero musical, desenvolvido originalmente na Jamaica, e de sua cultura. Mas, hoje, o local está abandonado e virou depósito de lixo e banheiro para moradores em situação de rua.

Nem mesmo a alta estação, quando o local recebe vários visitantes do Brasil e do mundo, o governo se preocupou em fazer uma revitalização ou uma limpeza na praça. Um frequentador do Pelourinho afirmou ao BNews que tem dias que o local fica fedendo a fossa: "O odor é forte, toma conta do Pelourinho. Os turistas mesmos só andam reclamando do cheiro".

Leia aqui outras reportagens da série Turismo em Crise

Ainda de acordo com o denunciante, o local é de responsabilidade do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC). Ele explicou que antes tinha um segurança que tomava conta do local, mas, há três anos retiraram o segurança e o local virou um depósito de lixo.

Procurado, o IPAC, uma autarquia vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), negou que seja responsável pela Praça do Reggae e indicou a Diretoria do Centro Antigo de Salvador (Dires), da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), que, em contato com a reportagem, também afirmou que não tem responsabilidade sobre a praça e disse que seria atribuição do IPAC.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp