Religião

Familiares acusam companheira de Mãe Stella de Oxóssi de esconder ialorixá

Reprodução
Mãe Stella é a maior ialorixá do Brasil  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 09/12/2017, às 16h51   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Afastada do candomblé por motivos de saúde emocional, a ialorixá Mãe Stella de Oxóssi, de 92 anos, tem sido o centro de uma disputa judicial envolvendo família, filhos do terreiro Ilê Axé Opô Afonjá e a companheira da ialorixá, psicóloga Graziela Domini.

Nesta sexta-feira (8), familiares e filhos do terreiro entraram com uma ação contra Graziela, que diz ter escritura pública comprovando ser responsável pelo cuidado de saúde de Mãe Stella. A decisão foi tomada após reunião realizada na Casa de Xangô, no Afonjá. Eles pediram o retorno da ialorixá, levada pela psicóloga para Nazaré, no Recôncavo.

Em carta, que o Correio teve acesso, Graziela Domini se defende e diz ser alvo de injustiças. Segundo ela, trechos do documento dos familiares são difamatórios. Além disso ela nega proibição de visitas e afirma que não decide nada em nome da ialorixá. Graziela também fala que o conflito afetou a saúde da líder religiosa.

O caso acabou chegando à polícia. Graziela Domini prestou queixa contra filhos do terreiro, no último dia 24, por terem levado a sacerdotisa para a Casa de Oxóssi sem seu conhecimento, de acordo com o boletim de ocorrência. Segundo a publicação, no registro, Graziela diz ser a “responsável pelo cuidado de saúde da idosa” e que os filhos do Ilê invadiram a casa da ialorixá sem a devida autorização.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp