Salvador

Governo troca comando da PM na capital e interior

Imagem Governo troca comando da PM na capital e interior
Dezenas de oficiais foram exonerados nesta quarta-feira  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 06/04/2011, às 15h37   Jota Júnior



Depois de implementar mudanças em grande parte do comando de delegacias e unidades especializadas da Polícia Civil, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) começou a mexer na estrutura da cúpula do Polícia Militar (PM). No Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (06), constam trocas de comandantes e subcomandantes de batalhões e companhias independentes de 16 cidades do interior e quatro da capital. As intervenções foram realizadas ainda no Esquadrão Águia, Polícia Rodoviária e na coordenação de colégios militares.


Em Salvador, chamou a atenção a trocas de comando na 40ª CIPM (Nordeste de Amaralina), área que recentemente foi palco de operações de ocupação por parte das forças de segurança. O major Gidelmar Gualberto foi substituído pelo tenente-coronel Ivanildo Castro, que era responsável pelo12ª Batalhão, em Camaçari.  As mudanças atingiram também a 13ª CIPM (PItuba), de onde sai o major José Inácio Diniz e entra o major Elsimar Freitas, que comandava a 41ª (Federação), agora sob a batuta do major Paulo José Campos Guerra. Na 50ª CIPM (Sete de Abril), o tenente-coronel Demósthenes Pereira foi substituído pelo major Ricardo Mattos.

No interior, houve mudanças no comando da PM em Porto Seguro (8º Batalhão), Barreiras (10º Batalhão), Camaçari (12º Batalhão), Santo Antonio de Jesus (14º Batalhão), Guanambi (17º Batalhão), Irecê (7º Batalhão), Teixeira de Freitas (13ª Batalhão), Eunápolis (7ª CIPM), Itapetinga (8ª CIPM), Brumado (34ª CIPM), Lençóis (42ª CIPM), Conde (51ª CIPM), Vila de Abrantes (59ª CIPM), Vitória da Conquista (78ª CIPM), Poções (79ª CIPM) e Itabuna (Companhia Independente da Polícia Rodoviária).

Em parte dos casos, os comandantes caíram de unidades, mas assumiram outras, a exemplo do tenente-coronel Dhemóstenes Pereira, que deixou a 51ª para assumir o 12ª Batalhão, em Camaçari. Mas, o destino da maioria dos exonerados na PM ainda não foi definido. A exemplo do major Antonio Fernando Costa de Azevedo, que era comandante do Esquadrão Águia e foi substituído pelo major Paulo José Reis Coutinho. A SSP também efetivou mudanças nos colégios militares de Salvador (unidade do Bonfim) e de Feira de Santana.          

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp