Salvador

Em clima de protestos, desfile de 7 de setembro reúne milhares de pessoas no Campo Grande; saiba como foi

Vagner Souza/Bnews
Desfile contou com cerca de 3 mil militares divididos nas tropas da Marinha, do Exército, Força Aérea, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/Bnews

Publicado em 07/09/2017, às 12h16   Diego Vieira


FacebookTwitterWhatsApp

Desde cedo as ruas do Campo Grande, em Salvador, já estavam tomadas pelo público que foi prestigiar o desfile cívico da Indepedência nesta quinta-feira (7).  Nas sacadas das janelas dos prédios ou amontoadas nas calçadas, as pessoas acompanharam o cortejo de aproximadamente 3 mil militares divididos nas tropas da Marinha, do Exército, Força Aérea, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. 

Por volta das 9h, o hasteamento das bandeiras deu início às comemorações. A solenidade foi conduzida pelo prefeito ACM Neto (DEM), o governador em exercício João Leão (PP) e o vice-almirante Almir Garnier Santos, comandante do 2º Distrito Naval. Em seguida, o grupamento da Marinha abriu o desfile.

Quem acompanhou o desfile ainda assistiu as apresentações de fanfarras escolares e outras organizações a pé como Maçonaria, Rotary, LBV, Lions e Igreja Batista.

Chuva

Com guardas-chuva a postos, a plateia esperou com ansiedade o início do desfile. "No atual momento em que o Brasil vive, não podemos deixar de acreditar na nossa nação e não vai ser a chuva que vai nos impedir de prestigiar esse momento tão importante e que fortalece ainda mais a esperança do povo brasileiro", declarou Graça Rodrigues, soteropolitana que marcou presença no evento.

Quem também não deixou se intimidar pela chuva foi o educador físico Jurandir Santos, que saiu do bairro do Barbalho com a família para assistir o evento. "Não podemos deixar que a chuva nos desanime. Nada como um guarda-chuva para nos proteger. Esse momento é muito importante para nós brasileiros e temos que participar", declarou.

Protestos

Candidatos do último concurso da Polícia Militar da Bahia aproveitaram o desfile para protestar sobre a quantidade de vagas oferecidas no certame deste ano.

"A Bahia tem mais de 15 milhões de habitantes, é um absurdo o Estado criar um concurso com apenas 2 mil vagas ofertadas. A Bahia tem um déficit gigantesco de policiais e isso não justo. O governador Rui Costa afirmou que durante o seu mandado ele iria contratar 40 mil PMs, mas pelo visto ele não vai cumprir com a palavra", desabafou a coordenadora Daiane Cerqueira. 

Grito dos Excluídos

Manifestantes fizeram passeata nesta quinta-feira (7) na 23ª edição do Grito dos Excluídos, com a participação de representantes de movimentos sociais, religiosos e centrais sindicais.

Concentrado na Praça Dois de Julho, no Campo Grande, o grupo protestou por mais direitos das minorias. Além disso, a saída do presidente Michel Temer, a realização de novas eleições e as reformas, estão entre as principais demandas do movimento. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp