Salvador

Dirigir manuseando celular gera mais multa em Salvador do que falar ao telefone no volante

Ilustrativa
Juntas, as duas infrações já somaram mais de 33 mil entre 1º de janeiro e 30 de setembro   |   Bnews - Divulgação Ilustrativa

Publicado em 31/10/2017, às 13h35   Tiago Di Araujo


FacebookTwitterWhatsApp

Com a "era das redes sociais", o telefone virou um perigo ainda maior ao volante. Se antes, falar ao celular enquanto dirige era a infração mais grave e mais recorrente envolvendo os smartphones, agora o simples fato de manuseá-los é o que tem gerado mais multas aos condutores em Salvador. 

De acordo com dados da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), disponibilizados à reportagem do BNews, entre as dez infrações mais "comuns" nas ruas da capital baiana, "dirigir manuseando telefone celular" está em sétima, sendo considerada infração gravíssima. Entre 1º de janeiro e 30 de setembro foram emitidas 18.567 mil multas pelo órgão. 

Já "dirigir falando ao celular", classificada como infração média, aparece apenas em décimo lugar. Conforme os dados do órgão de trânsito,  no mesmo período destacado, 14.587 mil multas contabilizadas. 

Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que incluiu em novembro do ano passado mais dois outros tipos de multas para o uso do aparelho celular no trânsito, o valor da multa é de R$ 293,47 para quem estiver segurando ou manuseando o celular, e de R$ 130,16 para uso com fone de ouvido. 

Matérias relacionadas
Mais de meio milhão de multas já foram aplicadas pela Transalvador este ano
Em média, mais de mil motoristas são multados por dia em Salvador por excesso de velocidade
Transitar em via exclusiva para ônibus é a segunda infração que mais gera multa em Salvador
Cerca de 30 mil motoristas já foram multados em Salvador este ano por uso de celular no trânsito

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp