Salvador

Jornal feito por moradores em situação de rua comemora 10 anos com exposição na Câmara

Reprodução
O jornal foi pensado para mostrar a beleza e a criatividade da população em situação de rua  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 23/11/2017, às 13h25   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A preocupação com a imagem estereotipada do povo em situação de rua veiculada na mídia foi o que levou o peregrino Henrique e integrantes da Comunidade da Trindade, localizada em Águas de Meninos, a criar o jornal Aurora da Rua, em março de 2007. O jornal foi pensado para mostrar o outro lado dessa população: a beleza e a criatividade. Dez anos depois, o jornal renasce em um novo formato, mais versátil e leve: a Revista Aurora da Rua.

Como parte das comemorações, o projeto Aurora da Rua levará para o Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador a Exposição “10 anos inspirando novos começos”. Naquele espaço, os frequentadores terão a oportunidade de conhecer um pouco da trajetória da publicação como agente de reinserção social e de restauração da cidadania. 

Os beneficiados pelo projeto colaboram na elaboração e construção do conteúdo do jornal através das chamadas oficinas de texto. A outra dimensão é a de Inclusão social. Além de participar na produção do conteúdo, o morador de rua é também o vendedor do jornal. Os vendedores são treinados e capacitados para as vendas, não só com noções comerciais, mas éticas também.

A revista é comercializada por R$ 2,00 e 1,25 deste valor é o lucro do vendedor. A Aurora da Rua é bimestral e a tiragem é de seis mil exemplares. "Mudamos e ampliamos nosso olhar para oferecer geração de renda àqueles que não conseguem ser absorvido pelo mercado de trabalho. São excluídos das esferas sociais. Contam com pouca ou nenhuma visibilidade sobre suas demandas".

Entre os anos de 2007 e 2010 a publicação adquiriu mais de 300 assinaturas distribuídas em 26 estados brasileiros. A revista integra a International Network of Street Papers (INSP) – rede internacional que reúne 110 jornais de rua, de 40 países, nos seis continentes. Foi co-fundador da Rede Brasil de Publicações de Rua, em 2010. 

O número de vendedores também oscila muito. Hoje, a Aurora da Rua tem oito vendedores. A revista é vendida nos mais diversos locais: praças, ruas, eventos de médio e grande porte, onde quer que haja pessoas. Porém, preferencialmente, eles fazem seus pontos de vendas em faculdades, igrejas e escolas, além do nosso primeiro ponto fixo, o Terminal Rodoviário de Salvador.

Serviço:
O quê: Exposição 10 anos inspirando novos começos e Lançamento oficial da revista Aurora da Rua
Onde: Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador
Quando: De 27 a 30 de novembro (EXPOSIÇÃO NO FOYER)
Marco do evento: 28 de novembro, terça-feira, das 9 ao meio dia, no Auditório do Centro Cultural.

Programação para o dia 28:

9h – Abertura oficial
9h15 – Fala do idealizador do projeto, Henrique Peregrino
9h30 – Apresentação musical
9h50 – Intervenção artística 
10h20 – Conta que eu conto
10h50 – Apresentação teatral Grupo CCIDP das Osid
11h20 – Tabuleiro da Dança

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp