Salvador

Shoppings de Salvador descartam sorteio de prêmios para o fim de ano, mas negam crise no setor

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Estabelecimentos apostam no marketing de experiência  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa/Reprodução

Publicado em 30/11/2017, às 18h32   Shizue Miyazono


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Nos últimos anos, os clientes estavam acostumados aos grandes sorteios de prêmios realizados pelos shoppings de Salvador nas festividades de fim de ano. Eram carros importados e nacionais, motos, vale-compras, caminhão de prêmios e até apartamentos. Este ano, porém, os shoppings anunciaram que não vão distribuir os disputados prêmios. Os estabelecimentos alegam que a tendência de mercado é “apostar em experiências”.

As assessorias dos shoppings negam que a mudança de ações de marketing tenha relação com a crise econômica e explicam que, muitas vezes, o custo com a estrutura dos eventos acaba sendo ainda maior.

O Shopping da Bahia, por exemplo, afirmou que vai se pautar em ações de marketing em pesquisas de mercado. "Esse ano, optamos pelo marketing de experiência, trazendo para o mercado baiano um evento inédito, criado especialmente para nós: a Noelândia, a casa do Papai Noel. Com a Noelândia, o shopping pode gerar experiências positivas para mais de 20 mil clientes neste Natal e não apenas para alguns, que seriam sorteados, por exemplo, numa promoção clássica de sorteio de prêmios. Toda essa decisão é estratégica e tem o intuito de conquistar o cliente como opção de compras e lazer neste final de ano", explicou a assessoria de imprensa em nota.

Os Shoppings Barra e Salvador também estão apostando em ações diferenciadas para este fim de ano. O Barra afirmou que vem investindo mais para oferecer aos seus clientes uma experiência diferenciada, que proporcione encantamento e maior conveniência. 

Já a gerente de marketing do Salvador Shopping, Karina Dourado, explicou ao BNews que o estabelecimento comercial está acompanhando algumas mudanças no mercado e no comportamento do consumidor, que é levar o cliente para o shopping para que ele possa viver experiências que sejam marcantes através do vínculo emocional e não apenas o vínculo comercial. "O que a gente quer é proporcionar ao cliente momentos diferenciados dentro do shopping e criar com o consumidor um vínculo emocional. Cada vez mais, o cliente vem procurando isso, não somente a compra". 

A gerente afirmou que alguns lojistas ficaram com receio de que a nova ação de marketing possa diminuir as vendas em relação aos anos anteriores, mas outros entenderam e apoiaram a nova experiência. Karina explicou que no mês de maio, por exemplo, o shopping não fez promoção para o Dia das Mães e apostou em outros eventos. Houve crescimento de fluxo e vendas, mas somente após o período é que se pode analisar o comportamento das vendas com os eventos com foco na experiência.

Apesar dos shoppings baianos afirmarem que seguem uma tendência de mercado, a reportagem fez uma pesquisa e constatou que os grandes shoppings de Maceió, Rio de Janeiro e São Paulo continuam com sorteios de prêmios como: carros, viagens para o Chile e Peru, barras de ouro e bicicletas.

Lojas de rua

Já as lojas de rua continuam apostando nos sorteios de prêmios para alavancar as vendas do comércio da cidade. Na quarta-feira (29), a CDL Salvador lançou a 3ª edição da campanha “Salvador, Natal de Luz e Prêmios”, que acontece entre os dias 1º e 30 de dezembro, com a participação de mais de cinco mil pontos de venda.

Os participantes concorrem a um carro zero quilômetro; duas motos de 125 cilindradas cada uma; e cinco caminhões de prêmios (com 16 itens como conjunto de sala, fogão, refrigerador, guarda-roupa, cama box e Smart TV, entre outros).

Classificação Indicativa: Livre

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