Salvador

Lavagem de Itapuã tem continuidade com blocos de samba

Roberto Viana/BNews
Populares comentam a ausência de trios e o enfraquecimento da tradição   |   Bnews - Divulgação Roberto Viana/BNews

Publicado em 01/02/2018, às 18h33   Tony Silva


FacebookTwitterWhatsApp

Do sagrado ao samba. Depois da Lavagem das escadarias da Igreja de Santa Barbara, a alegria e fé das baianas e toda a tradição religiosa que marca a Lavagem de Itapuã, a festa ficou por conta dos blocos de samba partido alto, que desfilaram em carros de som e minitrios na tarde desta quinta-feira (1º).

 A enfermeira Sueli do Espírito Santo, 40 anos, que nasceu e cresceu no bairro, ressaltou a importância da cultura musical para o evento. “Atualmente as atrações musicais na Lavagem de Itapuã são os blocos de samba e partido alto, além dos blocos afros, a exemplo do Malê de Balê. O samba faz parte dessa festa porque Itapuã tem a cara do partido alto”, cometa. 

Já a funcionária pública Cláudia da Silva, 43 anos, sente falta dos trios. “O trio seria melhor para os grupos de samba mostrar melhor seu trabalho e valorizar a festa. Além disso, movimentaria mais o turismo e a economia”, comenta. 

Quem gostou mesmo da festa que chamou de “grande carnaval de Salvador” foram as argentinas Nilda Gonzalez, 54 anos, e a filha Julieta Franzoy, 26. Elas dançaram e garantiram que aprenderam a sambar. “É fantástica essa festa, que já é o início do grande carnaval de Salvador. Estamos aqui desde cedo, e ano que vem voltaremos e traremos mais gente”, afirma Nilda.

Festa tranquila atrai famílias

De acordo com um balanço parcial do Corpo de Bombeiros Militar, até o final da tarde foi registrado apenas um desmaio. Segundo o major Demetrius Castro Cunha, isso se deve a própria população que optou em fazer uma festa de paz. “As pessoas vieram em paz, vieram para se divertir, e isso faz uma festa possível para a família”, avalia. 

Acompanhado da netinha Liskelly Santana, 6 anos, e da esposa Rosireme de Santana, 43, o metalúrgico Genilson de Santana, 46 anos, veio do bairro de Sussuarana e comemorou a tranquilidade da festa. “Eu me senti tranquilo para vir com minha família. Não vi nenhum problema aqui. Felizmente as pessoas em clima de paz, para brincar”, comenta. 

Policiais militares, Civis e Bombeiros Militares atuam no evento.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp