Salvador

BRT resolverá gargalos além da mobilidade urbana, diz Fábio Mota

Gilberto Júnior/Bocão News
Primeira etapa de obras foi autorizada nesta quinta-feira (29) pelo prefeito ACM Neto (DEM), por ocasião dos 469 anos da capital  |   Bnews - Divulgação Gilberto Júnior/Bocão News

Publicado em 29/03/2018, às 10h27   Guilherme Reis e Alexandre Santos



O secretário de Mobilidade Urbana de Salvador, Fábio Mota, disse que a primeira etapa do sistema BRT (Bus Rapid Transit), entre o Parque da Cidade e o entorno do Shopping da Bahia, resolverá os principais gargalos daquela região, considerada o “centro nervoso” da cidade. As obras foram autorizadas nesta quinta-feira (29) pelo prefeito ACM Neto (DEM), por ocasião dos 469 anos da capital.

“É um projeto arrojado. Costumo dizer que é um projeto focado num tripé. Não é um projeto só de mobilidade. É um projeto que vai resolver a questão do saneamento. Todos nós sabemos que, quando chove muito, alaga toda essa área. É um projeto que resolve a mobilidade porque tem as intervenções”, afirmou Mota, em entrevista ao BNews

Segundo o secretário, entre as intervenções previstas estão a construção de três viadutos e um elevado na Avenida ACM. “Será um viaduto que sai da estação do metrô até a Praça Nilton Rique e dois viadutos aqui, na área do Parque da Cidade. Aqui nós teremos um viaduto no sentido Avenida ACM e outro viaduto no sentido  ACM para o Parque da Cidade. Teremos um elevado na frente do Hiper. Esse elevado possibilita que se tire toda a questão semafórica. Teremos outro elevado aqui na área do Cidadela. Enfim, é um projeto que, como eu falei no início, resolve a questão do saneamento, resolve a mobilidade e agrega valor ao transporte público”, detalhou Mota, sobre o novo modal de ônibus articulados.

Os veículos terão capacidade para 170 passageiros, portas largas e comprimento máximo de 23 metros, operando a uma velocidade comercial de 25 a 40 km/h.

Estimada em cerca de R$ 213 milhões, a primeira etapa do BRT deve ser concluída em 28 meses, segundo a administração municipal. 

Parte do eixo Investe do programa Salvador 360, as obras serão executadas pelo Consórcio BRT Salvador, formado pela Camargo Correa Infraestrutura S.A., Construções e Comércio Camargo Correa S. A. e Geométrica Engenharia de Projetos Ltda.


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