Salvador

Estudantes denunciam furto de notebooks e mochila dentro da biblioteca na Unifacs

Divulgação
Todo o material do TCC estava nos aparelhos que foram levados pelo suspeito   |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 18/04/2018, às 15h13   Shizue Miyazono


FacebookTwitterWhatsApp

Dois estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifacs, em Salvador, denunciam que tiveram seus notebooks e pertences pessoais furtados dentro das salas individuais de estudo da biblioteca, no Campus Tancredo Neves (CTN). Ao BNews, Jean Arouca Pereira contou que ele e o colega, Allan Vinícius Almeida da Silva Souza, estavam produzindo os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), quando saíram para um lanche rápido e foram furtados.

"Quando voltamos e vimos que nossos pertences foram subtraídos, dois notebooks e a minha mochila com outros pertences, procuramos a administração do campus e a coordenação de segurança para informar o ocorrido na esperança de recuperarmos os nossos pertences. Segundo o responsável pela segurança do campus, eles verificaram as filmagens do momento do furto e identificaram um suspeito", contou Jean.

No mesmo dia, 2 de abril, os estudantes fizeram o Boletim de Ocorrência na 16ª Delegacia Territorial, da Pituba. Jean contou que, neste dia, as catracas estavam com defeito, o que pode ter facilitado a entrada de estranhos na instituição. Ele contou que comumente as catracas apresentam problemas.

Apesar da informação de que tinham identificado o suspeito nas câmeras de segurança, a universidade não revelou se o homem é estudante da instituição. Jean explicou que, no dia 9, a delegacia enviou um oficio solicitando as filmagens, mas até o momento, a Unifacs não encaminhou as imagens.

"Nós perdemos uma imensurável quantidade de material intelectual que coloca em risco a nossa conclusão do curso no prazo esperado, pois mesmo tendo uma dilatação dos prazos não temos mais nossas maquinas que são especificas para produção dos nossos projetos e a faculdade também não disponibiliza de equipamentos adequados para a produção dos mesmos", contou o estudante. O jovem afirmou que os pendrives, onde estavam parte da cópia do TCC, estavam dentro da mochila que foi furtada.

Além disso, Jean explicou que trabalho como freelancer na produção de projetos 3D e está impossibilitado de continuar a produzir os trabalhos sem o equipamento. O estudante afirmou que procurou o responsável pela administração do campus CTN, e foi informado que a faculdade iria tomar as providencias cabíveis, mas nada foi feito.

Os estudantes também enviaram à universidade um pedido formal de ressarcimento dos itens furtados, mas também não tiveram respostas sobre o pedido. Agora, segundo Jean, eles já acionaram os advogados e vão levar o caso à Justiça.

Em nota, a Unifacs afirmou que a instituição não se responsabiliza por objetos esquecidos ou deixados sem nenhum responsável nas salas de aula, banheiros, estacionamentos, bibliotecas, entre outros espaços comuns.  A assessoria de imprensa explicou que a coordenação de segurança está acompanhando o caso desde que foi comunicado pelo aluno. "A instituição está à disposição das autoridades para colaborar com a investigação e fornecer as imagens do circuito interno. Até o momento, não foi recebida nenhuma solicitação a respeito".

Ainda de acordo com a nota, "a Unifacs se preocupa com a integridade da comunidade acadêmica, investindo constantemente em segurança. Todos os prédios de aula são equipados com câmeras, catracas, controladores de acesso e dispõem de profissionais que fazem a vigilância dentro do ambiente da universidade". 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp