Salvador

Codesal aciona alarme no Bom Juá e Vila Picasso por causa do risco de desabamento

Gilberto Junior
De acordo com com o superintendente da Codesal, já são 150 mm de chuva acumulada nas últimas 72 horas   |   Bnews - Divulgação Gilberto Junior

Publicado em 20/04/2018, às 10h30   Caroline Gois



A chuva que atinge Salvador e a região metropolitana desde o início da semana voltou com mais força nas últimas 24 horas. Com os solos encharcados, a Codesal enviou por volta das 10h desta sexta-feira (20), um comunicado de alerta às comunidades do Bom Juá e Vila Picasso. Em nota, a Defesa Civil informou que o procedimento segue o cumprimento do Protocolo Plano Preventivo de Defesa Civil.  "Acionaremos o Sistema de Alerta e Alarme de Bom Jua e Vila Picasso", diz a nota. 

De acordo com o diretor-geral da Defesa Civil de Salvador, Sóstenes Macedo, o alerta serve para "previnirmos as comunidades de possíveis deslizamentos de terra. Temos 150 mm de chuva acumulada nas últimas 72 horas", afirmou ao BNews. "Já acionamos as duas seirenes para evitar algum tipo de problema nestas comunidades", ressaltou.

O último boletim da Codesal informa que até as 10h30 o órgão tinha recebido 123 ocorrências. Foram seis alagamentos de área, 33 alagamentos de imóvel, 12 ameaças de desabamento de imóvel, duas ameaças de desabamento de muro, 13 ameaças de deslizamento de terra, duas ameaças de queda de árvore, uma árvore caída, duas avaliações de imóveis alagados, um desabamento de imóvel, dois desabamentos parciais, 47 deslizamentos de terra e duas infiltrações. Não há registro de feridos. O local com maios número de ocorrência foi São Marcos, com 14 chamados. A Codesal permanece com o plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.

Histórico
No dia 27 de abril de 2015, as fortes chuvas que atingiram a capital baiana provocaram o deslizamento de terra e desabamento de casas na localidade do Barro Branco, na avenida San Martin, causando a morte de 11 pessoas que moravam no local, além de deixar dezenas de moradores desabrigados.

Além do Barro Branco, moradores do Marotinho, em Bom Juá, e da Baixa do Fiscal foram arrasados pelo período de chuvas mais severo dos últimos anos na capital baiana. Ao todo, 22 pessoas morreram em 2015. 

Matérias Relacionadas:
Em vídeo, populares registram 'rio' formado na principal rua de Periperi

Vídeo: alagamento deixa moradores ilhados no bairro de Massaranduba

Córrego transborda e alaga casas na avenida Gal Costa

Codesal registra 12 ocorrências nesta sexta-feira (20); chuva deve continuar durante todo o dia

Vídeo: carros ficam atolados em lama no bairro de Itapuã

Chuva causa engarramentos e alagamentos em Salvador. Confira pontos críticos

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp