Salvador

Fila quilométrica dá voltas no CAB em último dia para regularização do título eleitoral

Gilberto Júnior/BNews
Na sede do TRE-BA, os atendimentos ocorrem por ordem de chegada e os eleitores que chegarem até às 18h desta quarta conseguem realizar o procedimento  |   Bnews - Divulgação Gilberto Júnior/BNews

Publicado em 09/05/2018, às 10h51   Diego Vieira


FacebookTwitterWhatsApp

"Essa fila parece não ter fim", assim resumem os eleitores que foram até a sede do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), em Salvador, nesta quarta-feira (9), último dia último dia estabelecido para regularização e atualização dos dados eleitorais, a exemplo do recadastramento biométrico.

Por volta das 10h, a fila no local se estendia da área externa do órgão e dava voltas pelo Centro Administrativo da Bahia (CAB), chegando até o prédio da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz). 

No entanto, quem chegou à sede do TRE-BA antes mesmo do sol aparecer garante que o cenário na madrugada não era diferente. "Eu cheguei aqui por volta das 3h e a fila já tava lá em cima dando voltas", disse o gerente de cafeteria Ronaldo Barreto, que trouxe uma cadeira para amenizar o tempo de espera. "Para tentar driblar o cansaço eu trouxe essa cadeira e tô aqui imaginando que estou na praia", brincou.

VEJA GALERIA DE FOTOS

Quem também deixou para realizar o procedimento nas últimas horas foi a estudante Cleidiane de Melo. Para a eleitora, faltou mais organização e orientação. "Isso aqui é muito desorganizado. Quando eu cheguei ainda na madrugada não tinha ninguém para orientar. Não sabia onde era o final da fila e por isso fiquei bastante perdida", lamentou.  

Já na parte externa, não faltavam guarda-chuvas, sombrinhas, bancos e claro, muita paciência ou até mesmo a falta dela. Bom para ambulantes que lucraram com os aluguéis de cadeiras. Quem não levou o equipamento de casa teve de desembolsar R$ 5 para sentar e assim aliviar um pouco o cansaço.

Na sede do TRE-BA, os atendimentos ocorrem por ordem de chegada e os eleitores que chegarem até às 18h desta quarta conseguem realizar o cadastro das digitais.

Grandes filas se formaram também em outros postos onde o procedimento está sendo realizado, como nas estações de metrô de Pirajá, Bonocô e Detran e a estação ferroviária da Calçada. 

De acordo com dados disponibilizados pelo TRE-BA, até quinta-feira (3), dos 10.216.320 eleitores aptos na Bahia, 3.655.001 faltam regularizar o título. Em Salvador, de 1.744.801, apenas 1.598 não regularizaram a situação.

Ainda segundo o órgão, o eleitor que não fizer o recadastramento biométrico sofrerá algumas penalidades como:

* Não poderá participar das Eleições 2018;

* Não poderá se inscrever em concurso ou prova para cargo ou função pública, investir-se ou empossar-se neles;

* Não poderá receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, autárquico ou paraestatal, bem como fundações governamentais, empresas, institutos e sociedades de qualquer natureza, mantidas ou subvencionadas pelo governo ou que exerçam serviço delegado, correspondentes ao segundo mês subsequente ao da eleição;

* Não obter passaporte ou carteira de identidade;

* Não renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo;

* Não obter certidão de quitação eleitoral;

* Não praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda;

* Não obter qualquer documento nas repartições diplomáticas a que estiver subordinado;

* Não obter empréstimos nem celebrar contratos com o Poder Público;

* Não participar de concorrência pública ou administrativa da União, dos estados, dos territórios, do Distrito Federal ou dos municípios, ou das respectivas autarquias.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp