Salvador

Há quase 1 ano de acidente com lancha, diretor da Agerba diz que travessia está sendo fiscalizada 'como sempre'

Reprodução
Eduardo Pessoa diz que medida é para minimizar problemas na travessia  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 16/05/2018, às 11h29   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A três meses de completar 1 ano do acidente que deixou 19 mortos após naufrágio da lancha Cavalo Marinho 1, na Baía de Todos-os-Santos, o diretor da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transporte e Comunicações da Bahia (Agerba), Eduardo Pessoa, afirma que as embarcações do sistema têm operado sob fiscalização constante do órgão e mediante certificado de segurança emitido pela Marinha.

"Estamos fiscalizando como sempre. Da nossa responsabilidade é isso. Da questão da segurança de embarque da embarcação é a Marinha que o faz. Agora, nós só permitimos que as lanchas realizem o transporte se houver o certificado de segurança de navegação que é emitido pela Marinha do Brasil. Todos os barcos têm. Temos um núcleo que toma conta só dessa questão da documentação das lanchas, assim também como temos um núcleo que toma conta documentação dos ônibus", disse na manhã desta quarta-feira (16), em entrevista ao apresentador José Eduardo, na Metrópole FM.  

Durante a conversa, Pessoa também respondeu a questionamentos sobre antigos gargalos existentes no serviço de travessia. 

Sobre as longas filas que costumam se forma em razão de feriados, o diretor da Agerba reconhece que a média de passageiros nessas ocaiões chega a níveis históricos.  

Diante da demanda de passageiros no período junino, Pessoa adiantou que o orgão pretende alterar horários de embarque tanto no ferryboat quanto no terminal de lanchas do Comércio. As mudanças, segundo ele, devem atenuar possíveis transtornos à população.

“Sabemos que nesse feriado todo mundo viaja. A ida não é tão problemática porque se estende por um, dois três dias às vezes. Mas a volta, todo mundo no mesmo dia, é um problema maior. Mas estamos atentos. Sabemos da necessidade desse investimento dessa nova embarcação. Sabemos da necessidade de melhoras para que a gente minimize esses problemas”, afirma o diretor da Agerba, adiantando que o governo do Estao deve adquirir em breve um novo navio. 

"O governador já anunciou a compra de um ferry, que a gente está passando a obrigação para a concessionária. Está em estudo final. A proposta está na Secretaria de Infraestrutura e na PGE (Procuradoria-Geral do Estado). Nesse feriado de São João, período em que há a maré mais alta e a maré mais baixa, para não ocasionar problema maior, vamos alterar alguns horários. Estamos atentos a isso", diz.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp