Salvador

Centro de Hemodiálise do Subúrbio atenderá 260 pacientes por mês

Divulgação/GOVBA
Inaugurado nesta quarta (29), equipamento funciona no Hospital Alayde Costa  |   Bnews - Divulgação Divulgação/GOVBA

Publicado em 29/08/2018, às 20h54   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Centro de Hemodiálise do Subúrbio, localizado no Hospital Alayde Costa, em Salvador, foi inaugurado nesta quarta-feira (29) com capacidade para atender 260 pacientes ao mês pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O novo serviço, fruto de um contrato firmado entre o governo do Estado e a unidade, contará com investimento anual de R$ 9,3 milhões.

Segundo a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), o espaço dispõe de estrutura para tratar 210 usuários, enquanto outros 50 podem ser acompanhados em regime de diálise peritoneal domiciliar. 

"A boa notícia para os renais crônicos de toda a Bahia toca, em especial, 206 pacientes que estão internados em unidades hospitalares estaduais, pois, a partir da inauguração deste novo serviço de nefrologia, eles serão reintegrados ao convívio familiar”, afirma Fábio Vilas-Boas, titular da pasta.

De acordo com ele, o Estado pagará, mensalmente, aproximadamente R$ 780 mil pelo atendimento de 260 pacientes adultos e pela manutenção de uma equipe multiprofissional composta de médicos nefrologistas, psicólogas, assistentes sociais, técnicos, enfermeiros, além de um laboratório de análises clínicas.

Conforme a Sesab, os encaminhamentos serão realizados por meio da Central Estadual de Regulação.

Para o secretário, a iniciativa, porém, não soluciona o problema como um todo, já que, afirma, o número de vagas ofertadas pelo município de Salvador é insuficiente em relação à demanda.

"A negligência municipal traz como consequência a deterioração da saúde dos pacientes, que, sem o acesso ao procedimento de diálise, morrem prematuramente ou são internados em unidades hospitalares enquanto aguardam o aparecimento de uma vaga ambulatorial’, diz Vilas-Boas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp