Salvador

Grupo de mergulho faz ação na Barra nesta quinta-feira (15)

Reprodução / Facebook
O encontro está marcado para às 7h30 na escada antes do Farol da Barra   |   Bnews - Divulgação Reprodução / Facebook

Publicado em 14/11/2018, às 18h33   Redação BNews



Nesta quinta-feira (15), feriado da proclamação da República, o Projeto Fundo da Folia realiza sua 40ª ação deste ano na Barra, em Salvador. O projeto, capitaneado por Bernardo Mussi, realiza ações de mergulho voluntário para a limpeza do assoalho marinho.

O encontro está marcado para às 7h30 na escada antes do Farol da Barra e os mergulhadores devem cair na água por volta das 8h, em direção à praia do hospital Espanhol. Mas, quem não mergulha também pode participar ajudando com a separação do lixo. Os surfistas também são convidados a ajudar na superfície carregando o material e cuidando da segurança dos mergulhadores.

As ações, que ocorrem desde 2010, já foram realizadas em ondina, Gamboa, Cidade Baixa, mas fá mais ênfase na Barra por conta da criação do parque Marinho, uma área de proteção ambiental. Mussi explicou que o projeto surgiu após um mergulho com dois amigos do surf e percebeu a quantidade de lixo que tinha no Farol da Barra.

"A gente resolveu fazer e divulgar as imagens. E começamos a fazer ações regulares, e gente se reúne só na vontade de fazer, não tem grana, não tem patrocínio, a gente não aceita patrocínio, não tem envolvimento comercial, político, nada disso. Em 2013, a gente viu que estava enxugando gelo, que fazíamos ações e não tinha resultado positiva na questão da redução do lixo e a gente começou a pensar em algo mais sólido, que ficasse, e surgiu a ideia da área de conservação ambiental, fazer o Parque Marinho, entre o Farol da Barra e o Forte de Santa Maria", explicou o idealizador do projeto.

Segundo Mussi, após a criação do Parque Marinho da Barra, houve uma redução do lixo nas praias, principalmente em grandes eventos, como o carnaval. "Ainda chega muito porque é um evento gigante, mas de tanto a gente falar, de tanto a gente fazer e o pessoal da limpeza já vem de madrugada e evita que vá muita coisa para o fundo do mar".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp