Salvador

‘Gato de água’ em Acupe de Brotas causa prejuízo de meio milhão de reais

Divulgação / Embasa
Ligação irregular abastecia um imóvel com 13 estabelecimentos comerciais  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Embasa

Publicado em 22/11/2018, às 17h08   Redação BNews


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Uma operação de técnicos da Embasa, com policiais militares e civis identificou e retirou uma ligação clandestina que, há mais de 13 anos, desviava água da rede distribuidora e abastecia um imóvel com 13 estabelecimentos comerciais (espaço para eventos, loja de fabricação de extintores e oficina, entre outros) e duas residências na avenida Vasco da Gama, na região do Acupe de Brotas. 

De acordo com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento o débito atualizado do imóvel pela água consumida chega a R$ 500 mil.

A Embasa já havia executado outros cortes para impedir o abastecimento de forma irregular no centro comercial, sendo o último em setembro deste ano. Nesta quarta-feira (21), foi feita uma reabertura indevida pelos fundos do imóvel. 

A fraude foi retirada, com extração de todo o ramal clandestino e isolamento da tubulação, tendo também o imóvel sido autuado. O proprietário compareceu espontaneamente na delegacia para prestar os devidos esclarecimentos.

PREJUÍZO BILIONÁRIO - Ações fraudulentas envolvendo a utilização da água distribuída pela Embasa são responsáveis pelo desvio de cerca de dois bilhões de litros de água por mês, em Salvador e Região Metropolitana (RMS). 

De janeiro a agosto de 2018, foram identificados mais de 35 mil imóveis com indícios de irregularidade, sendo que 37% dos casos foram confirmados em campo. Em 2017, o prejuízo com as fraudes na rede distribuidora foi da ordem de R$ 100 milhões.

Qualquer intervenção no hidrômetro e na rede da empresa com o intuito de furtar água é crime e o infrator está sujeito ao cumprimento das penalidades previstas na legislação vigente. De acordo com o Artigo 155 do Código Penal Brasileiro, a prática de furto de água é qualificada como crime contra o patrimônio, sujeita a pena de reclusão além de multa.  

O usuário que estiver nessa situação deve procurar um ponto de atendimento da empresa e regularizar sua ligação, evitando problemas e corte no abastecimento do imóvel.

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